O RECURSO MAIS VALIOSO DAS ORGANIZAÇÕES

O importante papel das pessoas no processo de criação de riqueza das empresas


Image title
Por Ricardo Santos - Colunista e Consultor em Gestão

Houve um tempo, na era das Revoluções Industriais (séc. XVIII a XX), em que as organizações consideradas bem sucedidas eram aquelas que possuíam o maior patrimônio (edifícios, fábricas, máquinas, investimentos financeiros, etc.), naquela época o sucesso era representado pelo tamanho das instalações e o objetivo principal era o acúmulo de recursos financeiros e materiais.


Ao longo da história temos visto importantes transformações no mundo corporativo. Neste contexto a percepção dos clientes sobre o que é Valor vem mudando.


Assim, segundo Idalberto Chiavenato (2009), o modelo que antes se preocupava apenas em acumular bens de capital, tornou-se insuficiente para dotar as organizações da agilidade, mobilidade, criatividade e de outros atributos necessários para suportar as novas ameaças e oportunidades dentro de um contexto transformacional. Alguns desses atributos mais importantes não podem ser encontrados nas máquinas, o que nos levou a dar uma ênfase maior para os recursos humanos nas empresas.


Segundo Assaf Neto (2014), num mundo globalizado, torna-se cada vez mais desafiador às organizações viabilizarem economicamente seus investimentos apenas por meio de decisões voltadas para o preço; custos e participação de mercado. Essas estratégias não introduzem maior vantagem competitiva na nova ordem econômica, uma vez que todas as empresas podem ter acesso e seguir o mesmo receituário.


Neste sentido, a chave do sucesso das empresas passa a ser o seu Capital Humano, representado pelo conjunto de CHAOs (Competências, Habilidades, Aptidões e Outras Características Pessoais) das pessoas que formam a Estrutura Organizacional.


No modelo de Gestão Baseada no Valor (GBV), toda a empresa é conduzida ao seu objetivo principal que consiste na criação de riqueza aos seus acionistas, de modo que todas as pessoas participam ativamente e são recompensadas pelo valor criado.


Sendo assim, a supremacia de uma organização nestes ambientes competitivos encontra-se na sua capacidade de descobrir, através de seus líderes, suas ineficiências antes de seus concorrentes e então recrutar, selecionar, treinar e incentivar a permanência de Capital Humano. Somente pessoas são capazes de fazer escolhas, decidir, sentir emoções, relacionar-se, aplicar seus conhecimentos em prol dos objetivos da organização e então agregar valor às operações, aos processos e aos produtos e serviços.


Podemos afirmar que atrair e reter talentos serão os desafios das empresas modernas, a maioria das atividades que são exercidas hoje está se intelectualizando, ou seja, precisa-se de gente qualificada à altura dos CHAOs exigidos para funções cada vez mais sofisticadas. Todos os recursos são indispensáveis a qualquer organização, porém o mais valioso e que trará vantagem competitiva sustentável, sem dúvida, é o Humano.


Ricardo é Consultor em Gestão (CRA 141499) e Especialista em Gestão Baseada em Valor / Valuation pela FEA/USP-RP Contato: ricckhenrique@gmail.com
WhatsApp: (16) 99186-4113



INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.