Terça-Feira, 07 de Agosto de 2018
DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS
Programa de descarte consciente em São Joaquim da Barra
Image title

As pilhas e baterias de uso doméstico apresentam um grande perigo quando descartadas incorretamente. Na composição dessas pilhas são encontrados metais pesados como cádmio, chumbo, mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana.



Dentre os males provocados pela contaminação com metais pesados está o câncer e mutações genéticas. A fim de realizar o descarte ambiental correto desses resíduos a Prefeitura Municipal de São Joaquim da Barra, através do Setor do Meio Ambiente, vem comunicar a toda população Joaquinense sobre a implantação do Programa de Coleta de Pilhas e Baterias. Os coletores foram instalados nos seguintes pontos de coleta para o descarte da população:


- Unidade de Pronto atendimento

- UBS João Mataria

- UBS Maciel Francisco Garcia

- UBS Baixada

- UBS Irmã Terezinha Gema Dalmolin

- UBS Vila Deieno

- UBS CSII Dr. José Ribeiro Fortes

- UBS ESF Pedro Chediack

- UBS Rosinha Basso

- UBS João Paulo II

- Prefeitura Municipal

- Fundo Social

- Vigilância Sanitária

- Faculdade Facesb

- Escola Professora Graziela Malheiro Fortes

- Escola Professor Creso Antônio Filleti

- Farmácia Municipal

- Rodoviária Municipal

- Parque Ecológico (Horto)

- Escola Iang

- Estação do Saber

- Laboratório Regional

- Colégio Anglo


Só para esclarecer, as pilhas e baterias em funcionamento não oferecem riscos, uma vez que o perigo está contido no interior delas. O problema é quando elas são descartadas e passam por deformações na cápsula que as envolvem: amassam, estouram, e deixam vazar o líquido tóxico de seus interiores. Esse líquido se acumula na natureza, ele representa o lixo não biodegradável, ou seja, não é consumido com o passar dos anos. A contaminação envolve o solo e lençóis freáticos prejudicando a agricultura e a hidrografia. Justamente por serem biocumulativas é que surgiu a necessidade do descarte correto de pilhas e baterias usadas.




Fonte: Inside Vip





Viena


VEJA TAMBÉM


 
Eletropar