SÃO JOAQUIM PERDE 8 MÉDICOS CUBANOS

Veja como fica a situação do atendimento no programa Mais Médicos


Image title

O governo de Cuba informou na última quarta-feira (14) que decidiu sair do programa social Mais Médicos, citando "referências diretas, depreciativas e ameaçadoras" feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro à presença dos médicos cubanos no Brasil. O país caribenho envia profissionais para atuar no Sistema Único de Saúde desde 2013, quando o governo da então presidente Dilma Rousseff criou o programa para atender regiões carentes sem cobertura médica.


Em São Joaquim da Barra, cerca de 8 médicos do programa Mais Médicos são de Cuba, isso representa 80% do número total de profissionais do programa. Com o rompimento cubano, São Joaquim sofrerá um desfalque na área da saúde a partir deste sábado (21).




De acordo com informações do Assessor de Saúde, Dr. Rangel Luís de Mello, o joaquinense não ficará sem médicos. O Governo Federal abriu um edital para a inscrição e substituição desses médicos. Em São Joaquim essa substituição deverá acontecer entre os dias 3 e 7 de dezembro, até lá, haverá uma escala para o preenchimento do desfalque com os médicos que já estão no município.


Médicos do sistema de Saúde municipal realizam uma carga horário de 8 horas diárias, na nova escala eles realizarão meio período em cada um dos Postos de Saúde, ou seja, haverá um revezamento. Os horários, até que não seja feita a substituição dos médicos, serão reduzidos para meio período, mas não extintos.


Lembrando que os médicos do programa Mais Médicos são direcionados para a área de atendimento básico, a área de especialidades não sofrerá nenhuma mudança. Veja abaixo como fica o cronograma até que a situação seja regularizada.


ESCALA:

De segunda, quarta e sexta-feira:

Joao Paulo

Villa Deienno

Sambra

Baixada

Jardim Paulista


De terça e quinta-feira

Lapa

Pedro Chedick

Júlio de Lollo

João Mattaraia

Centro de especialidades sera todos os dias.

Fonte: TVOZ

INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.