IDENTIFICADO ATIRADOR DA CATEDRAL DE CAMPINAS

Euler Fernando Grandolpho, analista de sistemas, de 49 anos


Image title

O homem que atirou contra fiéis na Catedral Metropolitana de Campinas, no estado de São Paulo, foi identificado como Euler Fernando Grandolpho, analista de sistemas, de 49 anos. De acordo com o delegado José Henrique Ventura, o atirador não tinha passagem pela polícia. Ele abriu fogo contra os fiéis após uma missa: quatro pessoas morreram e quatro ficaram feridas. Euler foi alvejado, mas o tiro pegou na lateral de seu corpo. Então, tirou a própria vida. Não se sabe ainda, entretanto, o que motivou a sua atitude.


Segundo o delegado, o homem não portava documentos. Na mochila que carregava, não foi encontrada nenhuma carta ou qualquer pista sobre a motivação do crime. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do suspeito é de Valinhos, município do interior de São Paulo que já foi um distrito de Campinas.


De acordo com os investigadores, ele se sentou entre os fiéis e aguardou até a missa acabar para virar-se e atirar contra os presentes. Segundo o Corpo de Bombeiros, o suspeito teria utilizado um revólver e uma pistola calibre .38 para realizar os disparos. Testemunhas relataram terem ouvido ao menos 20 tiros.



O comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar (PM) de Campinas, major Augusto, disse que o atirador sabia utilizar a munição como alguém treinado. “A forma com que ele manuseava a arma indica que tinha algum tipo de treinamento”, explicou o militar. A polícia acredita que Euler tenha agido sozinho, e agora a corporação está em busca da motivação do ataque.


No momento do crime, a polícia estava mobilizada para combater um roubo a banco que estava em andamento no centro da cidade. Mas, de acordo com as primeiras testemunhas ouvidas, esse ataque não tem a ver com esta ocorrência. As pessoas relataram um ato solitário contra os fiéis. A motivação do criminoso ainda não está clara.

“Foram mais de 20 tiros aqui dentro”, disse o padre Amauri Ribeiro Thomazzi, que havia acabado de celebrar a missa no momento do ataque.


SOBREVIVENTES
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e dos bombeiros foram enviadas ao local por volta das 13h20. Idosos estariam entre as vítimas. Ainda não se sabe a motivação nem as circunstâncias do ato.

A informação inicial é que uma mulher de 65 anos com ferimentos na região cervical foi levada ao Hospital Mário Gatti. Outra, de 40, teve de ser encaminhada ao Hospital de Clínicas da Unicamp.

Fonte: Metrópolis


INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.