CÂMARA APROVA AFASTAMENTO DO PREFEITO DE MORRO AGUDO

Por sete votos a um, os vereadores mantêm o prefeito afastado


Image title

Por sete votos a um, os vereadores de Morro Agudo aprovaram o afastamento do prefeito Gilberto Barbeti (PDT), acusado pela Operação Eminência Parda de agir no desvio de R$ 1 milhão destinado a obra para tratamento de esgoto.


A votação foi realizada com base em requerimento do vereador Wellington Floriano Rosa (PSDB) pela abertura de uma Comissão Processante (CP) contra o chefe do Executivo local. Barbeti deve ficar afastado por 180 dias, que é o tempo para conclusão da CP.


O pedido do parlamentar foi protocolado duas semanas depois de o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) - onde o processo tramita - decidir pelo retorno de Barbeti ao cargo. Ele estava afastado desde abril do ano passado, quando foi deflagrada a força-tarefa.



Outro pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) chegou a ser protocolado por um grupo de advogados, em agosto do ano passado, mas a proposta não foi acatada pelo Legislativo.


Segundo o presidente da Câmara, as informações levadas pelos advogados já tinham sido apuradas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Os advogados discordam e defendem que a proposta deles é mais consistente.


À EPTV, afiliada da TV Globo, Barbeti disse que tomaria providências judiciais cabíveis em caso de aprovação do afastamento e que a CP proposta tem base em fatos anteriores à sua atual gestão, o que não legitimaria a abertura da Comissão.

Fonte: G1



INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.