QUEM DEVE TOMAR A VACINA CONTRA FEBRE AMARELA

Tire suas dúvidas e mantenha a vacinação em dia



O Ministério da Saúde lançou uma campanha para esclarecer quem precisa se vacinar contra a febre amarela neste momento. A campanha explica à população em geral que não há necessidade da vacinação de todos.


A campanha alerta que os grupos prioritários são aqueles que vivem ou irão viajar para áreas afetadas pela Febre Amarela no país, como: leste de Minas Gerais, oeste do Espírito Santo, oeste da Bahia, além do noroeste do Rio de Janeiro, que está localizado na divisa com áreas que têm registros de casos.


A recomendação geral para todas as idades é de 2 únicas doses ao longo da vida, com intervalo de 10 anos. As crianças só podem ser vacinadas depois dos 9 meses de vida, antes disso os anticorpos passados pela mãe podem provocar reações a vacina.


Só não deve tomar as doses as mães que estão amamentando, as crianças que possuem alergia a ovo, baixa imunidade ou estão em tratamento de doenças graves, como câncer.


É preciso enfatizar que NÃO é verdade que ao tomar mais de duas vacinas você terá mais proteção. Apenas as 2 doses são necessárias para garantir a imunização pra vida toda.  


Em São Joaquim da Barra as doses da vacina contra Febre Amarela são aplicadas apenas no Posto de Saúde do João Paulo II (Rua Eduardo Grellet Dip, nº 10, telefone 16 3811-7299) e no Posto de Saúde Central (Rio Grande do Sul, nº 19, telefone 16 3728-3478). Não é preciso fazer agendamento, apenas comparecer ao local das 7h às 16h30 com o cartão de vacinação.


Quem não tiver o cartão de vacinação e não souber se já recebeu a dose, pode comparecer ao posto de saúde da sua cidade natal e pedir para que chequem através dos registros o histórico de vacinação.


Você pode conferir a lista completa dos municípios das regiões de risco no link do Ministério da Saúde.


Entenda melhor cada caso e recomendação no quadro abaixo, cedido pelo Ministério da Saúde.


Image title

Regiões de risco:


Image title
Image title
Image title

Fonte: Ministério da Saúde  



INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.