CT VIKINGS

Conheça o crossfit, modalidade de esporte que vem conquistando cada vez mais adeptos



Image titleThiago de Carvalho Sarri, proprietário do CT Vikings Box01, e o coach Paulinho Lima

O crossfit se originou em 1995 na Califórnia (EUA), pelo ex-atleta e treinador de polícia, Greg Glassman, para colocar em forma policiais e bombeiros da Califórnia, e posteriormente militares. O esporte se espalhou pelo mundo, ganhando adeptos também no Brasil, onde vem crescendo à cada dia.Se digitar no YouTube vamos encontrar inúmeros videos de pessoas em idades avançadas, crianças e portadores de necessidades especiais executando os exercícios, claro que adaptados para cada necessidade.

Em São Joaquim da Barra o box (como são chamadas as academias de crossfit) CT Vikings Box001 recebe novos alunos todos os dias. De acordo com o proprietário Thiago de Carvalho Sari, esses alunos estão em busca de algo além dos resultados estéticos. “O treino de crossfit promove benefícios como resistência cardio-respiratória e muscular, aumento de força, de flexibilidade, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio, potência, precisão, dentre outros que são psicológicos como aumento da auto estima e confiança”, revela.

Sob o slogan ‘crossfit é para todos e não para qualquer um’, a modalidade pode ser praticada em qualquer idade, sempre sob orientação de um profissional para que cada exercício seja feito corretamente, sem fazer movimentos bruscos e causar possíveis lesões.

No CT Vikings a preparação do crossfit é supervisionada pelo coach (treinador) e professor de educação física Paulinho Lima. O treino é baseado no WOD (sigla em inglês de Workout of the Day ou exercício do dia). Um WOD dura geralmente 45 minutos, o tempo dedicado para intercalar energicamente diferentes exercícios de aquecimento, força, técnica e potência. “Os exercícios são feitos com alta intensidade, com variações constantes e englobam as três vias metabólicas que geram energia para qualquer tipo de ação física, acelerando assim o processo de queima de calorias”, destaca Paulinho.

O coach explica ainda que cada box segue uma dinâmica na rotina de treinos. Aliás, rotina não é o caso desse esporte, que possui mais de 300 tipos de exercícios, entre eles, técnicas de ginástica olímpica e levantamento de peso. “No CT Vikings as aulas são divididas em três etapas, e algumas vezes são executadas gincanas promovendo interação entre os alunos, fazendo-os esquecer que estão dentro de uma "academia"”, informa o coach.
Outra curiosidade dos boxes é que não têm espelhos, pois uma das funções é fazer o praticante esquecer o ego.

O ESPÍRITO DA COISA
Sem dúvida, a marca mais forte do crossfit é o sentimento de comunidade que ele cria. Thiago explica que o ambiente deste esporte é como se fosse uma família. “As pessoas desenvolvem laços de amizade, um incentiva o outro e todos buscam evoluir”.

Apaixonado por tudo o que envolve esse esporte, Thiago conta que era praticado por pequenos grupos de amigos, e foi se expandindo através de algo intrinsecamente americano, os movimentos grassroots. Depois de treinar em conjunto, esses amigos se reuniam em torno de uma churrasqueira e algumas cervejas e aproveitavam para trocar ideias e opiniões. "Por isso esta disciplina é sinônimo de comunidade", destaca.

Image titleAulão de crossfit na rua

Praticante de crossfit no CT Vikings, o publicitário Renato Sostena iniciou na modalidade há cerca de seis meses. Ele afirma ter escolhido o esporte por ser dinâmico, não ter rotina e proporcionar resultados visíveis em pouco tempo. “O ambiente é estimulante, o pessoal dá suporte formando uma grande equipe, além de que, o treinador é muito atencioso e perfeccionista, exigindo de cada um o máximo, dentro dos limites individuais”.

Image titleFernanda Tannous

A empresária Fernanda Tannous reconhece que tinha preconceito com o crossfit, pois achava que iria se machucar. Ela teve seu primeiro contato com o esporte em outra cidade onde morava e começou porque ganhou um mês grátis. “Depois disso me encantei.” Quando se mudou para São Joaquim da Barra procurou conhecer o box CT Vikings e se identificou de cara pela energia do ambiente. “Aqui as aulas são realizadas com muita técnica e união. Tornamo-nos uma família onde todos se ajudam tanto nos treinos como na diversão”. Hoje o crossfit virou um vício na vida de Fernanda, que confessa, antes não tinha disposição para nenhuma atividade física. “Aqui me distraio e descarrego toda a pressão do cotidiano. Super indico o esporte e principalmente o CT Vikings”.

Agende uma aula gratuita!
CT Vikings Box 001 - Telefone 9 9381 8189


INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.