Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2017
O QUE O HERPES TEM A VER COM A CATAPORA?
Vírus Herpes-Zoster pode atrapalhar a qualidade de vida após os 50 anos. A boa notícia é que tem vacina para ele.
Image title
Com o progressivo aumento na qualidade e expectativa de vida brasileira, a prevenção do Herpes Zoster tem sido uma grande preocupação de médicos e da população em geral que “teme” os efeitos desta doença.

De acordo com Dra. Naiara Cabral, proprietária da Clínica AMO Prevenir, o Herpes zoster, conhecido popularmente como “cobreiro”, é causado pela reativação do vírus Varicela-Zoster, cuja infecção primária é a varicela (catapora).Image titleDra Naiara Cabral

A doença é caracterizada pela erupção cutânea, dolorosa e vesicular que afeta uma das metades do corpo ou do rosto, podendo também apresentar sintomas como febre, cefaléia, calafrios e mal-estar. “Portanto, qualquer indivíduo que teve varicela na infância possui grande risco dedesenvolver Herpes zoster na fase adulta, principalmente após os 50 anos de idade, devido ao enfraquecimento da imunidade celular”.

Porém, o mais preocupante, de acordo com ela, é que a doença gera sérias complicações, como a neuralgia pós-herpética, que pode levar a um profundo impacto na qualidadede vida do indivíduo, devido ao intenso quadro doloroso, que, pela sua gravidade, pode ser acompanhado de fadiga crônica, perda de apetite e, consequentemente, emagrecimento e problemas psicológicos.

Além disso, impossibilita movimentos simples, como vestir uma peça de roupa ou deitar-se na cama. “O risco da neuralgia pós-herpética aumenta de acordo com a idade, chegando a 80% dos casos em indivíduos acima de 70 anos”, informa a especialista.

Os principais locais acometidos pelo Herpes zoster são tórax, plexo braquial, ouvido (podendo levar a dor, tontura, perda de audição, zumbido e perda do paladar) e o Herpes zoster oftálmico (podendo levar a ptose palpebral e até mesmo perda da visão).“Apesar de ser pouco divulgada, a doença é muito frequente, sendo que uma à cada três pessoas terá Herpes zoster durante a vida. Já para indivíduos que viverem até os 85 anos, terão 50% de chance de serem acometidos pela doença”, diz.

TRATAMENTO
A boa notícia é que as desagradáveis complicações têm prevenção através de vacinação. Dra Naiara explica que ela encontra-se disponível apenas em clínicas de vacinação particulares, indicada para indivíduos a partir dos 50 anos de idade e em dose única.

Para a médica, vale lembrar que o custo da vacina se torna irrelevante, uma vez que o tratamento e as complicações da doença podem até quadriplicar esse valor. Ela informa ainda que em diversos estudos realizados, a vacina se mostrou segura e eficaz, apresentando esporadicamente leves efeitos colaterais como dor local e vermelhidão.

“Os indivíduos que já desenvolveram o Herpes zoster, podem também se beneficiar com a vacina, desde que a aplicação da mesma seja pelo menos seis meses após o quadro agudo da doença. Nestes casos, a vacina irá reduzir a dor aguda e crônica e evitar novos episódios da doença durante a vida”.

Dra Naiara lembra que existem diferentes vírus da família Herpes que podem causar doenças, entre eles, o Herpes tipo 1, causador da herpes oral; tipo 2, causador da herpes genital e tipo 3, causador da Herpes zóster. Os três tipos de Herpes apresentam quadros semelhantes de lesões de pele que podem reaparecer após um período variável de ausência de sintomas.

A vacina do Herpes zoster gera proteção contra o tipo 3, o qual como já relatado, gera o maior número de complicações que interferem na qualidade de vida do paciente acometido. “Com toda certeza, mediante a probabilidade de acometimento da população maior de 50 anos, a prevenção vacinal contra o herpez zoster é uma importante aliada à qualidade de vida, requer um investimento mínimo quando comparado aos custos com o tratamento da doença e suas sequelas e proporciona um envelhecimento mais saudável”, conclui.

Em São Joaquim da Barra é possível encontrar a vacina na clínica AMO Prevenir, Rua Piratininga, Centro, São Joaquim da Barra. Telefone 16 3818 3800.



Fonte: Inside Vip





Viena


VEJA TAMBÉM


 
Eletropar