Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2018
TERMINA NESTE SÁBADO O HORÁRIO DE VERÃO
Veja opiniões e como fica a medida para o ano de 2018
Image title

Neste sábado, dia 17, termina o horário de verão para os moradores de 10 estados além do Distrito Federal. Ou seja, de sábado para domingo, será preciso atrasar o relógio em uma hora.


O horário está sendo seguido desde o dia 15 de outubro de 2017. A medida já é tradicional no Brasil e desde 1985 permite, segundo a teoria, maior aproveitamento da luz solar e menor uso de energia no final do dia.


Porém, o Horário de Verão é normalmente gerador de polêmica: há quem adore curtir uma hora a mais de sol e há quem deteste.  Desde que o governo anunciou a possibilidade de acabar com a medida, as opiniões tomaram ainda mais força, dividindo os que são contra dos que são à favor.


A polêmica começou porque um estudo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e do Ministério de Minas e Energia concluiu que essa política pública traz efeitos "próximos à neutralidade", ou seja, o principal objetivo da medida, economizar eletricidade, não é mais atingido. Foi a partir daí que o assunto passou a ser analisado pelo governo.



Em 2018 o Horário sofrerá uma alteração devido ao fato de ser ano eleitoral. O presidente Michel Temer editou um decreto em dezembro de 2017 para reduzir a duração da medida, transferindo o início de outubro para novembro.


Com a mudança, o Horário de Verão começará no dia 4 de novembro, um fim de semana após o segundo turno das eleições, marcado para 28 de outubro. O término do Horário não foi alterado, continuará sendo no terceiro domingo de fevereiro de cada ano.


As opiniões se dividem. De acordo com o empresário Vanderci Galdiano Júnior, para seu negócio, uma choperia, o horário é muito bom. "Particularmente eu não gosto do horário, mas na choperia aumenta o movimento, já que demora mais para anoitecer e estimula o happy hour”, comenta.


“Eu não gosto de acordar cedo para ir trabalhar e ainda encontrar o céu escuro, tem ainda a questão do ‘costume’, uma vez que estamos habituados com um horário e depois ele é alterado. Prefiro que acabe”, comenta a vendedora Dani Marques.


E você, é a favor ou contra o Horário de Verão? Envie-nos sua resposta através dos comentários e participe da enquete.




Fonte: Inside Vip





Viena


VEJA TAMBÉM


 
Eletropar