Segunda-Feira, 19 de Fevereiro de 2018
INSCRIÇÕES PARA O FIES
Prazo para se inscrever no Novo FIES vai de 19 a 23 de fevereiro
Image title

Começam hoje (19) as inscrições para o FIES – Fundo de Financiamento Estudantil relativo ao primeiro semestre de 2018. Serão ofertadas 310 mil vagas, das quais 155 mil serão para o primeiro semestre.


Em dezembro de 2017 foram aprovadas novas regras para o programa, que agora se chama Novo FIES. A partir desse ano o programa passa a ter várias categorias, classificadas de acordo com a renda familiar do estudante. Mudanças nas taxas de juros e no prazo para pagamento também aparecem no Novo FIES.


Na primeira categoria, o novo FIES ofertará vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos pelos estudantes diminuam consideravelmente. O resultado para essa seleção será publicado em 5 de março, em chamada única.


As outras duas categorias de financiamento são para estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos. Elas funcionarão com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e possuem taxas de juros fixas de 6,5% ao ano. O resultado dessa seleção sairá em 12 de março.


Ficou estabelecido também o fim do prazo de carência de 18 meses, após a conclusão do curso, para que o estudante comece a pagar o financiamento. O estudante deverá iniciar o pagamento no mês seguinte ao término do curso, desde que esteja empregado. O prazo máximo para pagamento será de 14 anos.


O dinheiro será descontado diretamente do salário do empregado que tiver emprego formal, por meio do eSocial, sistema já utilizado atualmente pelas empresas para pagar contribuições e prestar informações ao governo. Caso o estudante não tenha renda, o saldo devedor poderá ser quitado em prestações mensais equivalentes ao pagamento mínimo do financiamento. O mesmo critério será utilizado para o estudante que perder o emprego e para quem desistir do curso.


Para ser financiado, o curso de graduação deve ter conceito maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ou ter autorização do MEC para funcionamento. Segundo Mendonça Filho, haverá cursos prioritários para financiamento. Cursos de formação de professores estão entre os priorizados. 

As incrições vão até o dia 23 de fevereiro.

Todas as informações e planos de financiamento você encontra no site do Novo FIES. Para atendimento ao telefone, contate o número 0800-616161- Central de Atendimento.




Fonte: Inside Vip





Viena


VEJA TAMBÉM


 
Eletropar