Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2018
OS 8 TIPOS DE INTELIGÊNCIAS
Em qual você se encaixa?

Você já ouviu “rumores” de que Einstein era um mau aluno na escola? Pois é. Parece que um dos maiores gênios da história da humanidade não tirava sempre as melhores notas em todas as matérias. 


Cada um de nós tem habilidades e aptidões diferentes a serem desenvolvidas. Ninguém é igual a ninguém.  Cada um tem suas próprias potencialidades cognitivas e motoras. Isso significa que características únicas estruturam nossa identidade e definir um único quociente de inteligência para todas as pessoas é, portanto, tarefa complicada e por demais complexa.


Com base nestes fatos, Howard Gardner, psicólogo americano, propôs a teoria das múltiplas inteligências. Afirmou que possuímos 8 diferentes tipos de inteligência e que cada um de nós tem um, ou mais de um, tipo de inteligência que se sobressai aos outros. Com base nelas, podemos, de certa forma, classificar as inteligências e definir as profissões que melhor se encaixam em cada uma. Confira abaixo e veja em quais você se enquadra:


1. Lógico-Matemática: pessoas que têm facilidade para fazer cálculos e abstrações. Conseguem estabelecer relações de causa e efeito, elaborar hipóteses e ir a fundo nas explicações abstratas de vários fenômenos. Aqui estão muitos matemáticos, físicos, cientistas e filósofos, por exemplo.

Image titleO físico Albert Einstein 

 2. Espacial: tem uma capacidade de visualizar o espaço e o mundo visual de forma única e completa. Criam, recriam e facilmente entendem as experiências visuais em todos os setores de suas atividades profissionais. Cá estão os arquitetos, artistas como escultores, programadores visuais, cartógrafos, geógrafos e quem gosta de jogar xadrez, por exemplo.

Image title
O arquiteto Oscar Niemeyer 

 3. Corporal-Cinestésica: estas pessoas têm o domínio do próprio corpo e dos próprios movimentos. Têm habilidades corporais únicas. Aqui se encontram os esportistas, dançarinos ou atores.

Image title
Neymar Jr. - Jogador de futebol mais bem pago do mundo

 4. Existencial: são pessoas que têm a habilidade e o prazer de entender as questões essenciais que circundam nossa existência. Têm o pensamento reflexivo desenvolvido, como é característica de líderes espirituais e pensadores filosóficos.

Image title
 Ativista e fundador do moderno Estado Indiano, Mahatma Gandhi

 

5. Inteligências Pessoais - intrapessoal e interpessoal: há quem considere estas duas formas de inteligência pessoal como dois tipos independentes de inteligência. De qualquer forma, são pessoas que têm a capacidade de fazer uma análise reflexiva, entendendo e encarando problemas, humores e sentimentos próprios (inteligência intrapessoal) e/ou dos outros (inteligência interpessoal). Incluem-se neste grupo os psicólogos, psiquiatras, antropólogos ou professores, por exemplo.

Image title
criador da psicanálise, Sigmund Freud

6. Naturalista: aqui estão os que amam a natureza e que têm prazer e facilidade para entender os fenômenos naturais. Como não poderia deixar de ser, estão aqui os biólogos, naturalistas ou cientistas.

Image title
Naturalista e idealizador da teoria do Evolucionismo, Charles Darwin

7. Musical: Neste grupo estão aqueles que têm habilidade para ouvir, compor e executar obras musicais. Geralmente as pessoas que se enquadram neste grupo também têm habilidades de outras inteligências como a espacial e corporal- cinestésica. Estão aqui os maestros, músicos e os que tocam instrumentos musicais.

Image title
Beethoven, compositor alemão

8. Linguística: aqui estão os que têm uma habilidade especial com as palavras. São pessoas que gostam de ler, de escrever e de entender e falar diversos idiomas. Estão aqui os escritores, poetas, linguistas e todos os que gostam de escrever.

Image title
Poeta e cronista, Carlos Drummond de Andrade

Fonte: Revista Mundo Estranho“Quais são os oito tipos de inteligência?”



Fonte: Inside Vip





Viena


VEJA TAMBÉM


 
Eletropar