Terça-Feira, 20 de Dezembro de 2016
PANETONE DE CHURROS
Receita da Chef Anieli Scarpelini Forneli
Image title

Não se sabe exatamente como surgiu o Panetone, mas é certo que ele foi inventado no século XV, no norte da Itália. Ele sempre foi intimamente associado à gastronomia de Milão.

A origem e história do Panetone são incertas, mas o sabor da iguaria natalina continua incomparável ganhando à cada ano uma nova versão, como este de churros que selecionei especialmente para os leitores da INSIDE.


INGREDIENTES

3 e ½ xíc de Farinha de trigo;

¾ xícara. de açúcar refinado;

1pitada de sal;

4 gemas;

4 colheres de sopa de manteiga s/ sal (bem cheias);

1 col de sopa de leite em pó (bem cheia);

160 ml de água (aprox.);

1 colher de sopa rasa de essência de Panetone;

2 tabletes de fermento biológico fresco (30gr);

120gr de gotas de chocolate ao leite;

400gr de doce de leite pastoso;

açúcar e canela para polvilhar.


MODO DE PREPARO

Em um recipiente à parte, adicione meia xícara de farinha de trigo, todo o fermento biológico esfarelado e vá colocando a agua e misturando até ficar com a textura de uma papinha, não muito mole e nem muito seca. Reserve e deixe descansar coberto com um pano até que dobre de tamanho.

No recipiente da batedeira coloque a manteiga, as gemas, o açúcar e misture. Adicione o leite em pó, a essência de panetone (encontra-se em qualquer loja de festa), o sal, o restante da água e a farinha.

Por fim adicione a mistura de fermento e bata na batedeira com o gancho até que a massa esteja lisa e uniforme. Deixe bater de 15 a 20 minutos aproximadamente.

Quando a massa estiver no ponto, adicione as gotas de chocolate e misture até que estejam distribuídas igualmente pela massa.

Despeje a massa nas forminhas de Panetone para que ocupe mais ou menos ¾ da forma. Cubra-as com um pano e deixe crescer até faltar 1 dedo da borda da forma.

Para finalizar, fazer um corte em X com uma tesoura no topo da massa e colocar um pedaço de manteiga sobre o corte, levar ao forno pré-aquecido a 160°C por cerca de 30 minutos.

Depois de assar e esfriar corte a tampa do Panetone no sentido horizontal e faça um círculo no meio do Panetone retirando todo o miolo. Recheie com o doce de leite em pasta e salpique um pouco de açúcar e canela. Coloque a tampa do Panetone novamente e com o bico de confeitar (pitanga) finalize com mais doce de leite e polvilhe mais açúcar e canela.

Agora, é só se deliciar! Bom apetite!

Se preferir encomendar este Panetone, ligue (16) 8140 7343



Image title
Chef Anieli Scarpelini Forneli





Viena


VEJA TAMBÉM


 
Bologna Turismo