Quinta-Feira, 19 de Janeiro de 2017
PANQUECA DE TAPIOCA
Receita criada em Nuporanga resgata a Taioba, alimento quase esquecido da culinária brasileira

A receita da vez é a Panqueca de Tapioca com Frango Caipira e Taioba, do chef Jarbas Simão, proprietário da Casa da Noca, em Nuporanga.
A Receita foi selecionada pelo concurso gastronômico Sabores de São Paulo e ficou entre as dez ganhadoras da macrorregião de Franca. É super fácil de fazer e fica simplesmente deliciosa.
Além da opção tradicional de taioba com frango, você pode fazer as outras sugestões do chef ou mesmo usar a sua criatividade.

Ingredientes
Massa da Panqueca
1 ovo (branco);
2 xícaras de massa de tapioca seca;
1 xícara de leite;
Tempero a gosto (sugestão do chef: alho, pimenta, ervas finas e sal);
Azeite;

Opções de Recheio
Taioba com frango caipira e bacon;Queijo branco, manjericão e tomate seco; Requeijão de alho poró Cream cheese e geleia de pimentão.

Modo de fazer
A massa da panqueca é bem simples de fazer, você só vai precisar colocar o ovo, a massa de tapioca seca, o leite, os temperos e um fiozinho de azeite no liquidificador e bater por aproximadamente 1 minuto. O ponto ideal da massa é quando ela estiver meio pastosa, nem muito mole, nem muito dura.
Quanto mais mole ela ficar, mais escura a panqueca será, e quanto mais consistente, mais esbranquiçada. Para fritar a panqueca, coloque em uma frigideira antiaderente um fiozinho de azeite ou óleo, se preferir, e pra cada disco de panqueca, use meia concha.
Quando as bordas desgrudarem da frigideira, a panqueca deve ser virada. Para fazer o recheio, cozinhe o frango e se quiser incrementar com requeijão, o sabor fica maravilhoso.
A taioba deve ser frita em uma frigideira com manteiga, usando um garfo para mexer e levantar os fios.
Para a montagem e finalização da receita utilize um prato com cores bem vivas, para contrastar com o branco da tapioca.
Coloque o lado mais clarinho da panqueca para fora e recheie com o frango caipira e com a taioba.
Finalize com uma pequena porção de bacon.
Image title





Viena


VEJA TAMBÉM


 
Bologna Turismo