Terça-Feira, 22 de Agosto de 2017
CRISTINA MARCUSSI FALA DE COACHING
O que é, e por que cada vez mais pessoas recorrem a ele para alcançar o sucesso
Image titleAo digitar a palavra coaching no Google você encontrará mais de 300 milhões de resultados. Não é à toa. Hoje em dia existe coaching para quase tudo que se imaginar.

Em meio a tantos tipos de cursos e sistemas, um dos mais conceituados é o Coaching Integral Sistêmico da Febracis (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico), maior instituição de coaching da América Latina.

Para entender o que é e como funciona essa ferramenta poderosa de treinamento, conversamos com a psicóloga Cristina Márcia Marcussi Bonatto, master coach formada pela Febracis e com extenso currículo de especializações e experiências profissionais em áreas de recursos humanos de empresas como Grupo Carrefour, Algar, Consórcio Etanol/Camargo Correia, Grupo JD - Jacques Defforey Agronegócios, Rede Energia.

Além disso, Cristina possui certificado internacional em coaching pela Florida Christian University, Orlando, e de ministradora palestrante oficial do best seller “O Poder da Ação”, do Phd em coaching e fundador da Febracis Dr. Paulo Vieira. Confira.

INSIDE - Explique o que é Coaching Integral Sistêmico (CIS)?
Cristina Marcussi Bonatto -
O Coaching Integral Sistêmico é tido no meio acadêmico e empresarial como a evolução do coaching por três motivos. Primeiramente pelo arcabouço científico, com mais de 80 publicações internacionais comprovando os conceitos e as metodologias empregadas. O reconhecimento vem também pelos resultados rápidos, profundos e duradouros. Em segundo lugar pelo fato de trabalhar o lado cognitivo do cérebro, é capaz de reprogramar crenças (padrões mentais) e limitações emocionais. E o terceiro motivo é o fato deste método ser completamente sistêmico, ou seja, trabalha todas as áreas da vida ao mesmo tempo. O método do Coaching Integral Sistêmico possui na sua estrutura todos os processos e métodos do coaching tradicional, porém ele avança na estrutura integral e sistêmica.O coaching é o processo de excelência e transformação pessoal e organizacional, cujo objetivo é identificar e trazer à consciência o estado atual (resultados no presente), para que a pessoa ou organização possa identificar e alcançar seu estado desejado (futuro) de maneira mais rápida, a partir do conhecimento dos fatores impeditivos e facilitadores, e de um completo plano de ação, que levará do ponto inicial ao ponto desejado.


‘Por que continuar sendo a mesma pessoa de sempre, se você pode ser alguém muito melhor?”

Integral significa a capacidade de mobilizar o hemisfério esquerdo do cérebro (cognitivo, racional, lógico e intelectual) em direção às mudanças e conquistas e usar completamente o hemisfério direito (emocional, criativo, intuitivo e crenças*), na mesma direção e intensidade. Integrando assim, razão e emoção em prol das metas e objetivos estabelecidos.Sistêmico refere-se ao fato de que o indivíduo (ser-humano-sistema) é composto por sistemas menores, que por sua vez, fazem parte de outros sistemas maiores. Tudo influencia tudo... a vida conjugal em situação ruim influencia negativamente a vida profissional, que por sua vez prejudica a vida financeira, que interfere na social e no lazer e assim por diante. Da mesma maneira, as mudanças (positivas ou negativas) que você implementar em você, influenciará no ambiente em que está inserido e na sequência influenciará o mundo. Portanto, o sistêmico em nossa abordagem, indica que tudo o que lhe rodeia influencia sua vida de forma implícita e invisível ou explícita e visível.

“Quais são os seus maiores objetivos? O que te impede de realizá-los?”

INSIDE – Qual e como é a sua atuação como Coach?
Cristina -
Como coach, atuo como facilitadora durante o Processo de coaching, por meio de perguntas, questionamentos (PPS´s – Perguntas Poderosas de Sabedoria), aplicação de técnicas e exercícios precisos, que auxiliará o coachee à uma profunda reflexão, levando-o a descobrir as melhores respostas e alternativas e, consequentemente, aos melhores resultados que pretende alcançar.

INSIDE – Quem é o Coachee?

Cristina -
É a pessoa ou organização que contrata o Processo de Coaching. INSIDE – Qual a diferença do CIS para as outras abordagens de coaching?Cristina - De forma objetiva, durante o processo de coaching integral sistêmico, além do estado atual e desejado, vamos ao “estado de origem”, ou seja, identificamos os possíveis bloqueios gerados nas experiências passadas, as crenças limitantes, traumas e traves emocionais, as ressignificamos, as transformamos e voltamos para o presente e futuro.

INSIDE – O CIS tem bases científicas?
Cristina -
Os ramos da ciência que foram usadas para estruturar o Coaching são: Neurociência, Psicologia Positiva, Física Quântica, Teoria dos Sistemas, Andragogia, Sociologia, Pedagogia, Ética, Antropologia e Administração. Nessa metodologia, também consideram-se os princípios judaico-cristãos.

INSIDE – O CIS é um tipo de terapia?
Cristina -
Na terapia, o cliente procura alívio para sintomas de dor em sua rotina e problemas psicológicos, sendo que o mesmo busca pela cura emocional ou alívio do sofrimento mental. O motivo que leva o cliente entrar em terapia, em geral, é livrar-se da dor e do desconforto, mais do que ir em direção aos seus objetivos desejados. A partir desse entendimento, pode-se afirmar que o Coaching não é terapia, pois o foco está em transformar ou ressignificar os processos traumáticos e dolorosos, a partir de técnicas e ferramentas específicas. Outra particularidade do CIS está no processo de imersão, em relação ao período de sua realização, ou seja, um ciclo de Coaching compreende 12 sessões, sendo uma sessão por semana, totalizando 3 meses.

INSIDE – Em quais casos você recomendaria o CIS?
Cristina -
Coaching é uma oportunidade para quem deseja se auto conhecer, perceber com clareza quais pontos impedem de alcançar seus objetivos, se desenvolver e descobrir suas melhores respostas e alternativas, que levarão à superação de limites. Indicado para pessoas e organizações que querem ou precisam ajustar o foco de suas ações, a fim de que gerem mudanças e resultados efetivos, de maneira mais rápida e satisfatória. Ele pode atender pessoas ou empresas que enfrentam desafios em uma ou mais áreas, como também para quem busca a felicidade, vivendo com uma satisfação constante e seguro das decisões que toma. Pois o mesmo esclarece quais são seus verdadeiros propósitos na vida e alinha suas ações a estes objetivos.

INSIDE – Quais são os diferentes e principais tipos de Coaching aplicados no CIS?Cristina - Life Coaching, Executive Coaching, Business Coaching, Coaching Esportivo, dentre outros.INSIDE – Quais são os principais benefícios pessoais e profissionais do CIS?
Cristina -
Quanto aos pessoais, podemos citar o aumento da autorresponsabilidade - maior consciência de nossas escolhas e ações; a reprogramação mental - maximização dos ganhos pessoais e realização dos objetivos; maior equilíbrio e força emocional - redução ou eliminação dos sintomas de bloqueios emocionais e a vivência e construção de uma vida abundante. Em relação aos profissionais, destacam-se a alta performance - maior autorresponsabilidade em relação à produtividade e alcance dos resultados; a reprogramação mental - maior integração das competências emocionais às competências técnicas profissionais; a liderança com foco em resultados - fortalecimento da capacidade de gestão e capacidade de resiliência e maior clareza e visão estratégica do negócio - melhora capacidade das tomadas de decisões.

INSIDE - Qual é o princípio básico do CIS?
Cristina -
É a autorresponsabilidade, o que pressupõe auto conhecimento. E o que é ser auto responsável? É a certeza absoluta (crença) de que você é o único responsável pela vida que tem levado, sendo assim, é o único que pode mudá-la. É a capacidade de se responsabilizar completamente pelos resultados que tem colhido, a partir da qualidade de seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. É a certeza de que ninguém muda nada, nem ninguém, antes de mudar a si mesmo.

INSIDE - Se alguém quiser contratar processo de coaching, cursos ou palestras com você, como deve proceder?Cristina - Hoje tenho consultório em São Joaquim da Barra e, recentemente, iniciei uma parceria com a Clínica Vitta em Ribeirão Preto, favorecendo que atenda pessoas e empresas locais e da região.

Em São Joaquim da Barra, o celular é 16 9 9997 7000. Endereço: Rua Goiás 1176, Centro. Em Ribeirão Preto, Clínica Vitta, Avenida Nove de Julho 1891, telefone 16 3625 5380.E-mail - cmarcussibonatto@gmail.com, cbonatto.mastercoach@gmail.com


COACHEES QUE JÁ ESTÃO COLHENDO RESULTADOS

Image title“Quando comecei o coaching com a Cristina estava desempregado há mais de um ano e sem saber qual direção seguir. O coaching me ensinou que a minha comunicação e pensamentos têm poder ...
Fernando Piloto Moreti, ALS Oilcheck, Vendedor Interno

Image title“Hoje gerencio melhor o meu tempo e já colho bons resultados nos meus projetos profissionais e financeiros. Sou muito grato a Cristina por ter me mostrado o caminho”.
José Roberto da Silva, Radialista, Jornalista e Empresário

Image title‘Foi um divisor de águas ... realizei um dos meus maiores sonhos, saí de um ponto comercial de 8x5metros quadrados para outro de 10x20 metros quadrados, algo que antes eu achava impossível”.
Sheila Casteleto, Espaço Bella Dama, Empresária

Image title“Todos os pilares da minha vida foram transformados, e hoje eu vivo uma vida plena, como nunca havia antes vivido.
Themis Magda Coscrato, Aposentada Banco do Brasil







Viena


VEJA TAMBÉM


 
Bologna Turismo