NOVO SEMESTRE LETIVO E ORGANIZAÇÃO

O ambiente em que vivemos e estudamos faz toda diferença nos resultados


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Você já se pegou cheio de tarefas e não sabia nem por onde começar? Deixou alguma coisa para última hora e não conseguiu desempenhá-la bem? Se você, assim como eu, trabalha com estudos, estamos envolvidos no início de um “novo” ano letivo. E o que ele tem a ver com organização?


O ambiente que vivemos, estudamos e trabalhamos faz toda diferença nos nossos resultados, por isso recomeçar os estudos tem muita ligação com a organização dos ambientes em que estudamos e como estudamos.

Vamos às dicas preciosas para o recomeço do semestre?


1- PLANEJAMENTO

As pessoas estão se sentindo confusas, ansiosas e estressadas por causa da preparação dos estudos e trabalho, e ainda mais pela falta de preparação. A maioria das pessoas sabe o que tem que ser feito, mas não planeja por onde começar. Meus amigos, o caos precede a ordem e por isso precisamos desse tempo de planejamento para que tudo fique, a partir daí, definido.


2 - ROTINA

Isso é primordial para sua motivação. Rotina nada mais é que fazer o que deve ser feito num horário determinado para isso.

A rotina é criada a partir de um hábito, ela é uma ação que se repete com frequência e regularidade. Esses hábitos se tornarão rotina e essa rotina será a base de uma organização real. E uma rotina de estudo ou trabalho estável reduz muito a possibilidade daquilo que mais tememos na vida: procrastinação!



3 - PRIORIDADES

Priorizar significa separar o que é urgente do que é importante. E suas prioridades são definidas pelo que tem que ser feito no dia-a-dia, tanto nos estudos quanto nos trabalhos, ou até nos afazeres da casa, decida a ordem de acordo com a importância e urgência.

Como você vai passar um bom tempo sentado, é preciso ter cuidado com a postura. Sentar-se de forma errada pode causar dores e lesões. E seu corpo é sua casa e ele deve ser com certeza sua prioridade.


4 - ORGANIZAÇÃO

O ambiente sempre vence! Então ter um ambiente de trabalho e estudo limpo, com lugares definidos para guardar cada item e separar os itens que serão usados, são coisas que acalmam a mente e diminuem o estresse e o cansaço mental.


Organização é um termo amplo que pode incluir todas as dicas anteriores. Mas, no sentido mais exato da palavra, diz respeito ao modo como "arrumamos" as coisas. Repare que, com essas quatro dicas fáceis, você conseguirá eliminar os três das maiores problemas com estudo e trabalho: procrastinação, ansiedade e estresse. 


LAURA KUBATA SOSTENA

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