DESTAQUE DA SEMANA - HELEN ROCHA DE MORAIS

Advogada promissora e estudante dedicada que encontrou seu equilíbrio no empreendedorismo, como sócia da Magnifico Gelato


Fotos de Paulo Ferreira Foto Designer
Helen veste: Maria Flor, Flávia Acessórios, Mangalô Calçados.
Cabelo e maquiagem: Francesinha Esmalteria
Ambientação: Aquarela Casa


"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades; muda-se o ser, muda-se a confiança; todo o mundo é composto de mudanças, tomando sempre novas qualidades”. 

O famoso trecho do poema de Luís de Camões não poderia ilustrar melhor a forma como a mulher moderna atua na sociedade. Os tempos mudaram e as mulheres hoje estão empoderadas, confiantes e independentes, muito diferente da forma como eram vistas no passado.

Elas cumprem papeis decisivos na sociedade, sendo destaques em infinitas áreas de atuação. E o que dizer da atuação cada vez mais abrangente das mulheres no meio jurídico, uma das áreas mais antigas e tradicionais da humanidade?
Image title
Helen Agda Rocha de Morais Guiral, 37, é destaque desta semana. Formou-se em direito em 2003 pela Faculdade Municipal de Franca. Mais tarde criou, junto com seu irmão Ednei, já advogado, a Rocha Morais Sociedade de Advogados, escritório especializado na área previdenciária, trabalhista e cível.
“Quando decidi cursar Direito, me espelhei em meu irmão, observando sua rotina de trabalho, seu dia-a-dia e principalmente sua paixão pela profissão. Ali, decidi que queria ser advogada também”, conta.
Image title
Ao longo da carreira a advogada fez inúmeros cursos de especialização e atualmente cursa pós-graduação em Direito Previdenciário, sua grande paixão. Atuante em uma área que, em um passado não tão distante era dominada pelo sexo masculino, Helen diz não ter sofrido nenhum tipo de discriminação sexista, mas que entende que as dificuldades são inerentes no caminho de qualquer um.

“Vejo as dificuldades como oportunidades de se sair da perigosa zona de conforto, elas são como uma espécie de degrau”.

A advogada acredita na importância do feminismo e argumenta que o movimento foi essencial para que a mulher pudesse chegar aonde chegou, mas ainda há muito a conquistar. “Hoje a mulher tem consciência que o lugar dela é onde ela quiser. Não tenho dúvidas que vamos muito longe ainda”.

PUBLICIDADE


EMPREENDEDORISMO
Além de continuar se dedicando aos estudos, Helen também possui outro dom, o do empreendedorismo, que ela conta com orgulho que herdou dos pais. Como empreendedora, criou com o marido e a irmã a gelateria Magnifico Gelato. “É uma empresa que amo de coração, magnífica, como o próprio nome já diz”, revela.
Sobre conciliar a carreira com a vida pessoal e se desdobrar em várias funções como a de mãe, esposa, advogada, empresária, filha, Helen diz que sempre soube que não seria fácil, mas que com dedicação tudo é possível. “Posso cumprir todos os papeis que eu tiver que assumir, pois entendo que todos são frutos da minha escolha e presentes de Deus. A vida assim é prazerosamente preenchida e somente uma palavra me vem em mente: gratidão”.
Image title
Um ponto que ela destaca em sua trajetória como um dos momentos mais difíceis são as perdas de entes queridos, que passaram e deixaram saudade. Em contraponto, carrega momentos gratificantes que ficarão gravados em sua memória. “Eternizaria diversos momentos de felicidade que não caberiam nesta página, desde o nascimento do meu filho, os sorrisos dele, até meu casamento, e, claro, minha formatura".
Entre os valores que ela considera mais importantes estão honestidade, verdade, lealdade e a dignidade, “indispensáveis em todas as áreas da minha vida”. Para ela, o sucesso não é ser melhor que o outro, mas sim, se superar a cada dia.
“O recomeço acontece todos os dias quando acordo, e sei que a direção da minha vida está nas mãos de Deus e nas minhas, para qualquer lado que eu vá, serei feliz. Durmo com a sensação de dever cumprido, que realizei ao longo do dia tudo o que me propus. Com as minhas escolhas e meu propósito, novas oportunidades e conquistas surgem naturalmente. Agradeço a muitas pessoas, mas minha mãe, Dona Nair, tem um cantinho especial no meu coração,” finaliza a advogada.


INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.