DESTAQUE DA SEMANA - IJANETE DE ALMEIDA SILVA

Com muito planejamento, ela transformou a Mangalô em uma das lojas de calçados mais badaladas da cidade.


Fotos: Paulo Ferreira Foto Designer
Ijanete veste: Maria Flor, Flávia Acessórios, Mangalô Calçados.
Cabelo e maquiagem: Francesinha Esmalteria
Ambientação: Aquarela Casa

Image title
O número de mulheres que empreendem tem crescido ano após ano. Dentre outros motivos, o fato se deve à crescente busca pela independência e conquista de espaços antes designados somente ao universo masculino. E se depender do exemplo citado nessa matéria, veremos cada vez mais mulheres empreendedoras tocando negócios de sucesso. Estamos falando da empresária Ijanete de Almeida Silva, 40, rosto já conhecido pelos leitores da INSIDE.

Ijanete é proprietária da loja de calçados Mangalô, uma das mais conceituadas de São Joaquim da Barra. Técnica Contábil, iniciou os estudos objetivando atuar na área administrativa, pois sempre gostou muito de organização financeira. Porém, ao final do curso, o destino a levou para uma área distante da inicialmente projetada. “Fui tragada para uma área completamente diferente. Nessa altura, já havia conhecido meu esposo Giuliano, que iria cursar Medicina e futuramente viria a se tornar um dos melhores ortopedistas da cidade. Me encantei pela área da saúde e comecei a ‘namorar’ alguns cursos. Foi então que optei pela Fonoaudiologia. Me dediquei muito a essa profissão, que acho linda e sou muito apaixonada”, explica.


PUBLICIDADE



Mas após o casamento e a chegada dos filhos João Guilherme, 7 e Helena, 3, a vida mais uma vez mudou o fluxo e Ijanete voltou a olhar pra sua vocação inicial. “Voltei a sentir em meu coração o desejo de administrar, mas tinha que ser algo que me preenchesse, que fizesse parte de mim, uma paixão, algo que eu realmente me identificasse”. Foi então que optou pelo ramo calçadista.

Ao conversarmos com a empresária, notamos que a escolha do setor não foi aleatória e nem simplesmente por questões de capitais. Escolher trabalhar com sapatos teve um motivo específico. “Trabalhar com calçado é como falo sempre, envolve emoção. O sapato se relaciona com momentos marcantes de nossas vidas e é inseparável no nosso dia-a-dia. Nele, muitas vezes, depositamos nossa atitude e postura, deixando-o encarregado de completar o look altamente desejado e pensado. É uma peça chave que colabora com a autoestima e, consequentemente, com o bem estar”.
Image title“Entender o cliente e identificar suas necessidades é algo fundamental para manter o sucesso profissional”. 

Quem conhece a Mangalô e a empresária sabe que há diferenciais bem acentuados em relação às demais lojas do ramo. “O sucesso não foi fácil e houve obstáculos pelo caminho. Os que estão por vir acredito que serão vencidos da mesma forma. Depois que conseguimos chegar lá, há ainda outro obstáculo a se vencer: permanecer. Para isso, precisamos de inovação e estudos. Entender o cliente e identificar as necessidades é algo fundamental para manter o sucesso profissional”.

Além da rotina de trabalho, Ijanete também é extremamente dedicada à família. “Sempre digo aos meus filhos: a mamãe tem que ir trabalhar, mas logo voltará. E essa volta é que deve ser intensa”.Ijanete diz que em sua trajetória, tanto como fonoaudióloga, como empresária, não sentiu nenhuma discriminação por ser mulher, mas acredita que isso tenha influenciado na forma de se relacionar, sempre franca e intensa.

SIGA INSIDE NO INSTAGRAM


“Em projetos me jogo, aprendi a me virar sozinha muito cedo, logo adquiri um jeito despachado de ser, me coloco à frente dos problemas e não me canso até achar a solução. Sou como meu pai me ensinou, forte e com Deus sempre à frente de tudo”.
Image title
Ela acredita que as mulheres são responsáveis por alavancar campos profissionais importantes, antes só de domínios masculinos, e mudar a forma de conduzir os caminhos nos negócios. “Somos muito versáteis e isso faz toda a diferença no mercado de trabalho”.


INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.