DESTAQUE DA SEMANA - PAULA GÖPFERT ORSATTI

Exercendo a advocacia ela descobriu sua verdadeira vocação, largou tudo e hoje é psicóloga de expressão em Ituverava


A escolha de uma profissão é algo que muda o curso de uma vida e não costuma ser uma tarefa fácil. Deve-se analisar diversos fatores que vão da aptidão ao desejo de um futuro melhor.

Mas o que uma carreira de sucesso precisa ter, definitivamente, é o amor e a dedicação pelo que se faz. Aí, então, quando se fizer a afamada pergunta “será que eu tomei a decisão certa?” encontrará a resposta com facilidade.

Foi o que aconteceu com Paula Göpfert Orsatti, que ingressou em uma grande faculdade de direito em São Paulo, concluiu, e atuou na área por dois anos. Sem medo de mudar, decidiu recomeçar e seguir a sua real aptidão, a psicologia.
Image title
Casada com Gustavo Andrade Orsatti , com quem tem um filho, Heitor, 10, exerce a profissão como psicóloga e psicoterapeuta desde 2008 em seu consultório em Ituverava. Além de atuar em casos extrajudiciais como mediadora e conciliadora pelo Tribunal de Justiça de SP, é perita e assistente técnica.

A psicóloga nasceu em uma família de 32 advogados, entre pai, mãe, tios e primos. Não muito surpreendente, aos 17 anos acabou por ingressar na faculdade de Direito. “No quarto ano percebi que me preocupava muito mais com os sentimentos das pessoas do que com seus casos judiciais. Durante o estágio, no escritório social, atendia pessoas com vários problemas legais onde o atendimento era gratuito. As pessoas buscavam ajuda jurídica e eu me preocupava com as questões emocionais delas. Percebi que a minha escuta era diferente das dos meus colegas. Ao final dos atendimentos, eu entregava meu número de telefone para que pudessem me ligar em outro momento, caso precisassem de um apoio emocional. Sempre soube que a psicologia era minha grande paixão, mas em uma família que o assunto era sempre leis e política, sabia que não seria fácil,” explicou Paula.

Ao concluir o curso de Direito, começou a trabalhar na área e por dois anos frequentou o Fórum João Mendes e trabalhou em um escritório no Centro de São Paulo. Foi então que aconteceu o estalo, e com garra, Paula decidiu recomeçar do zero, seguindo uma nova área de atuação.

Convicta do que queria, ingressou em psicologia e largou o escritório, pois a faculdade era em período integral. Durante o último ano de formação já iniciou a especialização que durou mais dois anos, e assim se sucederam vários outros cursos e extensões.

Image title
“Eu tenho certeza que fiz a melhor escolha da minha vida, pois passamos um tempo muito grande trabalhando e é muito importante amar o que se faz”.

Paula atualmente é Pós-graduada em psicologia clínica pelo Instituto ligado a PUC - SP Sedes Sapientiae, e especialista em psicologia jurídica, também pelo Instituto Sedes Sapientiae, além de diversas extensões e cursos de aprimoramento em seu currículo.

“Até hoje não abro mão de complementar minha formação, acredito que estudar, ainda mais quando se ama o que se estuda, é necessário e faz a vida ter mais sentido” diz.

A trajetória como psicóloga se iniciou nas cidades de São José dos Campos e Taubaté, onde mantinha consultórios particulares. Atendeu também em São Paulo onde adquiriu boa parte de sua formação.

Paula é definitivamente um exemplo de dedicação, movimento e resultado. Comodismo é uma palavra que não se encaixa em seu perfil. Tanto é que está iniciando um Mestrado na USP/RP.

“Eu tenho certeza que fiz a melhor escolha da minha vida, pois passamos um tempo muito grande trabalhando e é muito importante amar o que se faz”, finaliza.

INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.