GUARDA-ROUPA E BRECHÓ SOLIDÁRIO

A peça instalada na E.E Manoel Gouveia de Lima tem feito sucesso


Image title

Márcio Egídio, professor de matemática e Adriana Beirigo, diretora da E.E Manoel Gouveia de Lima

Após a divulgação da matéria do Varal Solidário feito na Escola Municipal Alcinea Gouveia de Freitas, em Orlândia, recebemos diversos comentários informando que a medida social também havia sido adotada por algumas escolas de São Joaquim da Barra, incluindo a Escola Estadual Manoel Gouveia de Lima, situada na Baixada. E como bons exemplos nunca são demais, resolvemos apurar.


Na E.E Manoel está instalado um Guarda-Roupa Sustentável, projeto que ajuda tanto na campanha do agasalho, em época de inverno, como nas demais estações, funcionando como ponto de troca de peças, evitando consumos exagerados, uma espécie de brechó solidário.




“A ideia principal do guarda-roupa é realizar uma função de sustentabilidade. A pessoa pode vir, deixar peças que não usa mais e coletar o que interessa. Assim, reaproveitamos roupas, sapatos e acessórios sem a necessidade de realizar uma nova compra” explicou a diretora Adriana Beirigo. A diretora ainda explica que não é necessário deixar uma peça para retirar outra, o guarda-roupa cumpre, acima de tudo, uma função social.


A ideia foi concebida por um dos professores da E.E. Manoel Gouveia de Lima em junho do ano passado e, desde então, o guarda-roupa tem sido abastecido constantemente. Os principais responsáveis pela arrecadação são os próprios alunos, que inclusive utilizam o projeto para atualizarem os looks. O professor de matemática, Márcio Egídio, é um dos responsáveis pela manutenção e explica que além da arrecadação das roupas, foram os próprios alunos que confeccionaram a peça. “Pode ver que são caixotes. Eles usaram o conceito da reciclagem e aplicaram também na criação do móvel”.


Image title

No período de inverno o guarda-roupa cumpre a função de arrecadação de peças para as famílias de comunidades carentes. Doa quem pode, pega quem precisa. “É um ciclo intenso, tanto no inverno como nas demais estações. Reabastecemos o local com novas peças e logo em seguida elas saem, mas nunca fica vazio, sempre funcionando” comentou a diretora. Incontáveis peças já foram doadas e muitas famílias beneficiadas.


O guarda-roupa fica em um espaço charmoso bem na porta da Escola e todos que quiserem participar e precisarem de agasalhos, só precisam chegar e retirar.


A arrecadação é feita pelos alunos e professores, mas qualquer um pode ajudar. Basta se dirigir à escola e levar a contribuição. Lembrando que é importante que as peças estejam em bom estado para atender as famílias da melhor forma possível.


A E.E Manoel Gouveia de Lima fica em São Joaquim da Barra, na rua Espírito Santo, número 599. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (16) 3818-1970 ou (16) 3818-2561.



  • Guarda-roupa sustentável
  • Espaço de doação e troca, instalado na frente da escola
  • Fachada da E.E Manoel Gouveia de Lima


INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.