Terça-Feira, 16 de Julho de 2019
MORRO AGUDO É A CIDADE COM MAIS FOCOS DE INCÊNDIOS NO ESTADO
Cidades vizinhas como Pontal e Barretos também aparecem na lista do INPE
Image title

Um levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) aponta que entre 1º de janeiro e 11 de julho deste ano, Morro Agudo lidera o ranking de cidades com focos de incêndios em todo estado de São Paulo. Durante o período foram registrados 24 grandes casos.


Cidades vizinhas como Pontal e Barretos também estão entre as 10 primeiras colocadas na lista. Cada um registou oito grandes incêndios nos meses avaliados pelo instituto.


Para tentar diminuir o número de ocorrências e ainda agilizar o combate ao fogo, produtores rurais se organizaram e criaram um grupo em um aplicativo de conversas. A partir daí, trocam informações e avisam sobre possíveis ocorrências na região.




Em Morro Agudo não há Corpo de Bombeiros, por isso, os produtores ainda utilizam o grupo para ficarem de ‘plantão’. Caso algum incêndio aconteça, quem estiver a trabalho, aciona um caminhão-pipa que vai até o canavial para combater as chamas. Eles contam ainda com apoio das usinas da região.

O Sindicato Rural explica que o prejuízo nas áreas incendiadas é grande. Como a queima da cana-de-açúcar é proibida por lei, muitos produtores são multados após um incêndio. Além do prejuízo com a safra que, futuramente, sofrerá as consequências.


“A questão da multa é muito séria porque o agricultor precisa assumi-la mesmo que sem culpa, por conta de um incêndio criminoso e a gente já sofre com o incêndio. A cana que queima não brota bem. A queimada chega em 800 graus a 15 centímetros da terra. É muito prejudicial para a agricultura”, afirma o presidente do sindicato, Rodrigo Siqueri Rosa.


Para conscientizar a população e alertar sobre o risco que os incêndios causam, placas e cartilhas estão sendo elaboradas pelo sindicato. O material deverá ser disponibilizado em breve.

Fonte: G1



Fonte: Inside Vip





Anuncie


VEJA TAMBÉM


 
Eletropar