PALACETE HISTÓRICO DE RIBEIRÃO SERÁ RESTAURANTE

Patrimônio tombado em 2008 seguirá temática de restaurantes antigos


Image title

Depois de passar por restauração, o Palacete Jorge Lobato, que fica na esquina das ruas Florêncio de Abreu e Álvares Cabral, no Centro de Ribeirão Preto, virará um restaurante e café.

Os donos do imóvel, construído em 1922, planejam inaugurar o novo estabelecimento no mês de novembro de 2019.

De acordo com a arquiteta Ingrid Sominami Lopes, uma das proprietárias do palacete, o restaurante terá no menu comidas da época em que foi construído, ou seja, pratos que eram servidos há 100 anos.

Além do casarão e do cardápio, a arquiteta conta que a decoração também foi inspirada no período que o imóvel foi construído. "A decoração toda foi comprada em antiquário, porque nós queremos seguir um padrão mesmo, para não ficar uma casa antiga com uma mobília moderna", disse.



RESTAURAÇÃO
O Palacete Jorge Lobato foi construído em 1922, a pedido do engenheiro Jorge Lobato, que hoje batiza o casarão. Ele foi vereador em Ribeirão Preto entre as décadas de 1920 e 1930, chegando a ser presidente do Legislativo. Além disso, ele era comerciante e fazendeiro na região.

O imóvel foi tombado pelo Conppac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural) de Ribeirão Preto em 2008. Contudo, a edificação ficou fechada 20 anos, sem receber a manutenção adequada.

Em 2014, o casarão foi adquirido pelos irmãos arquitetos Ingrid e Hector Sominami, que iniciaram a restauração no ano seguinte em uma parceria com alunos e professores de arquitetura do Centro Universitário Moura Lacerda. Os trabalhos foram concluídos em 2017.


Fonte/Fotos: A CidadeOn



INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.