TDAH E NEUROPSICOLOGIA

Por Ana Carolina Fusco – Psicóloga na Clínica Integrale


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Por Ana Carolina Fusco – Psicóloga na Clínica Integrale

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico que surge na infância e frequentemente acompanha o indivíduo até a vida adulta. Tem como características sintomas de desatenção, inquietação e impulsividade. Pode se apresentar em três subtipos: (1) Tipo Predominantemente Desatento; (2) Tipo Predominantemente Hiperativo-Impulsivo e (3) Tipo Combinado sendo que neste, podem ser observados tanto sintomas de desatenção como sintomas de hiperatividade/impulsividade.


O Tipo com predomínio de sintomas de desatenção apresenta dificuldades para ater-se aos detalhes, ocasionando erros nas atividades que executa além de falta de organização, dificultando, portanto, a conclusão das atividades. É comum parecer que não escuta o que lhes é dito diretamente. No tipo hiperativo/impulsivo predomina a agitação psicomotora, a fala em demasia, baixa tolerância à frustração, apresentam dificuldades em esperar, existe maior suscetibilidade a acidentes com ferimentos frequentes.



Alguns eventos pré ou perinatais podem interferir no amadurecimento neurológico aumentando o risco para o desenvolvimento do TDAH. Os circuitos neuronais associados com o transtorno, bem como os neurotransmissores envolvidos, resultam em alguns dos sintomas do TDAH.


O funcionamento neuropsicológico, portanto, reflete o desenvolvimento cognitivo, psicossocial e comportamental dos indivíduos. É necessária a compreensão dessa relação para o diagnóstico e intervenções. Para isso, a avaliação neuropsicológica utiliza-se de técnicas e instrumentos validados para mensurar os processos envolvidos, além da observação e entrevista clínica. Tem como objetivo identificar e descrever os padrões de funcionamento cognitivo esperado; para isso, tornam-se necessários instrumentos específicos e métodos de investigação sensíveis para o exame dessas funções cognitivas. Importante ressaltar que o TDAH não é um transtorno de aprendizagem, mas os sintomas podem vir acompanhados por dificuldades nesta área.


Fonte: GONÇALVES, H.A.; PUREZA, J.R.; PRANDO, M.L. 2011

Neuropsicologia Latinoamericana vol. 3

Ana Carolina Fusco

Psicóloga/Neuropsicóloga

CRP: 06/120435



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