MULHERES EM DESTAQUE: MARIA LYDIA FLORA
Sob sua direção o cartório joaquinense conquistou, por dois anos, o inédito selo Ouro do Prêmio de Qualidade Total – PQTA
O Cartório de Notas e Protestos de São Joaquim da Barra atualmente é comandado por uma mulher: Maria Lydia Flora.
Sob sua direção, o cartório joaquinense conquistou, por dois anos, o inédito selo Ouro do Prêmio de Qualidade Total – PQTA, que verifica requisitos de excelência e qualidade na gestão organizacional e na prestação de serviços de cartórios de todo o país.
Natural de Araraquara, com extenso currículo, formada em Odontologia e em Direito, com seis pós-graduações na área jurídica e Mestrado em Direito Constitucional, Maria Lydia atua na área desde 2001, quando residiu em Recife-PE. Após a aprovação em alguns concursos, assumiu a titularidade do Tabelionato de Protesto de Carmo do Paranaíba-MG, onde permaneceu até ser aprovada no 9º Concurso de Cartórios de São Paulo.
A tabeliã é casada com o empresário mineiro Sérgio Andrade de Souza e tem duas filhas gêmeas, Maria Luiza e Helena.

Além do competente serviço desempenhado no Cartório de Notas e Protestos e da dedicação atenciosa à família, Maria Lydia é ativista e engajada em diversas áreas sociais, sendo peça importante no grupo “Arboriza”, que promove o plantio de árvores na região urbana.
Confira a seguir a entrevista pingue-pongue que realizamos com Maria Lydia.
INSIDE - Como e por que decidiu seguir este caminho?
Maria Lydia - Desde a infância gosto muito de ler e escrever e o Direito proporciona o exercício destas duas habilidades. Tenho o privilégio de trabalhar com algo que realmente amo, um fator determinante na superação dos desafios diários.
INSIDE - Como é sua rotina?
Maria Lydia - Dedico grande parte do meu tempo ao trabalho e à maternidade. Mantenho a rotina de me exercitar pela manhã e procuro, sempre que possível, estar em contato com a natureza.
INSIDE - O que vc acha sobre a tímida participação das mulheres em cargos de liderança?
Maria Lydia - A liderança é uma característica que pode ser desenvolvida e as mulheres têm competência e habilidade para exercê-la. Ocorre que, por fatores históricos, sociais e culturais, a participação feminina em cargos de chefia ainda é pequena. No entanto, com qualificação – e as mulheres já são maioria nas universidades brasileiras - haverá uma tendência de que este quadro seja mais equilibrado.
INSIDE - Qual mensagem você deixaria para as mulheres que buscam conquistar seus sonhos e ter independência?
Maria Lydia - O mais importante é ter persistência. Certamente haverá dificuldades e imprevistos pelo caminho. É necessário constantemente rever os planos e ajustá-los, sem perder o foco.
INSIDE - Qual é sua maior qualidade?
Maria Lydia - Determinação
INSIDE - E seu maior defeito?
Maria Lydia - Sempre fui tímida, mas consegui, aos poucos, ir melhorando neste aspecto.
INSIDE - O que gosta de fazer no tempo livre?
Maria Lydia - Qualquer atividade em família
INSIDE - Um livro?
Maria Lydia - Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski
INSIDE - Uma música?
Maria Lydia - You Make Me Feel Brand New com Rod Stewart