MULHERES EM DESTAQUE - DARLENE RIBEIRO

Trabalhando desde os 12 anos de idade, construiu uma trajetória de sucesso e hoje comanda duas lojas em São Joaquim da Barra



Fotos: Paulo Ferreira Foto Designer
Local: EcoVilla Pousada Rural
Make: Fabiana Martiniano

Arlene Aparecida da Silva, 51 anos, possui o segundo grau completo, natural de Nuporanga-SP. Quando criança morou num sítio próximo a Nuporanga e aos doze anos de idade veio morar em São Joaquim da Barra com a família: o pai (hoje falecido), a mãe Maria José, o irmão Ariovaldo e a irmã Andréa.

Image title
“Foi muito difícil, passamos por um período de muita luta e com essa idade comecei a trabalhar de doméstica, foram anos lutando para conseguir algo melhor”, relembra.

Aos 16 anos, seus tios, Tida e Lycurgo Fuga lhe deram uma oportunidade de trabalhar no comércio (eles eram proprietários de uma loja de roupas e tecidos) e Arlene, então, começou a gostar do ofício. “Tive outros empregos, mas sempre com atendimento ao público”.
Image title
Aos 21 anos casou-se com Luis Carlos Ribeiro, com quem tem um filho, Emanuel, 11 anos. Arlene foi gerente de uma loja de confecções por dez anos e teve seu filho quando trabalhava nesta empresa. Após cumprir a licença-maternidade surgiu a vontade de montar seu próprio negócio para ter mais tempo e se dedicar a ele.Católica de muita fé, em 2009 montou a primeira loja Mais Você Modas. Na época contava com duas colaboradoras.
Image title
Posteriormente foi amadurecendo a ideia de montar outra loja. “Em 2016 consegui montar a segunda loja, com a graça de Deus, com a intercessão da Virgem Maria e com a dedicação de minhas funcionárias”, conta.A Mais Você Modas trabalha com vestuário masculino, feminino adulto e infantil. Também vende bolsas, carteiras, cintos e outros acessórios. Arlene vai a São Paulo uma vez ao mês buscar novidades e também compra de representantes para completar a coleção e melhor atender seus clientes.





Apesar de passar por períodos de crises, nunca perdeu a fé. Hoje conta com um quadro de cinco funcionárias para as vendas, e ela, além das compras, cuida da parte administrativa. “É um tipo de comércio onde há muitos concorrentes, mas com trabalho e dedicação, vamos ultrapassando os obstáculos. Lembrando que o sucesso das lojas Mais Você é devida à fidelidade de nossos clientes”.
Image title
Ela consegue conciliar bem a vida pessoal e profissional e ainda sobra tempo para academia, caminhada, bike e a prática de tênis. “Temos que correr atrás dos nossos objetivos e nunca desistir, não ficar esperando as coisas acontecerem”, revela a empresária que não gosta de serviços domésticos, mas é apaixonada pelo que faz.Uma passagem que ela gosta de relembrar é a luta para engravidar. “Foram 19 anos de busca e nunca desistimos, com a graça de Deus”.

Como uma mulher que lutou por seus sonhos e obteve sucesso ela ensina: “Somos capazes sim e todas devemos fazer parte do movimento feminista e sermos independentes.”

PINGUE-PONGUE
Um lugar para curtir o tempo livre?
Minha casa.

Um livro de cabeceira?
Mulheres de Aço e de Flores (Pe. Fábio de Melo)

Filme que te inspira?
Até o ültimo Homem

Música que não sai da sua cabeça?
Dois Corações e uma História (Zezé de Camargo e Luciano)

Perfume que é sua marca?
Dolce & Gabana Light Blue.


Image title
Fachada da Mais Você Modas em São Joaquim da BarraLoja 1: Rua São Paulo, 3107, Jardim PaulistaFone (16) 3811 8182Loja 2: Rua Abdala José Jabur, 141, Jardim Luciana Fone (16) 3811 8000


GALERIA