EMPRESÁRIOS REIVINDICAM APOIO À PREFEITURA

80% do comércio joaquinense morreria, de acordo com pesquisa virtual


O isolamento social e a paralisação de setores como comércio em São Joaquim da Barra tem gerado muita preocupação entre empresários e trabalhadores autônomos.


Uma pesquisa virtual realizada pelo empresário Francismar Lemos Júnior na semana passada concluiu que 80% das empresas joaquinenses não suportariam a paralisação por mais de 15 dias.


Confira aqui o resultado da pesquisa.


Baseado nisso, ele criou um grupo no WhatsApp com empresários e profissionais autônomos, no sentido de discutir principais problemas e as possíveis soluções para  enfrentamento da crise que se espera com a chegada do coronavírus à cidade. Neste domingo a cidade confirmou seu primeiro caso.


No grupo foram solicitadas várias medidas de apoio através dos comerciantes e chegou-se a conclusão de um documento que será apresentado em reunião com o prefeito Marcelo Mian nesta segunda-feira, às 14h30 na prefeitura.


O documento busca apoio da Prefeitura aos micro e pequenos empresários (MPes) na retomada de suas atividades gradualmente “(respeitando os prazos de quarentena colocados pelo poder público).



CONTINUA APÓS A PROPAGANDA


Entre as reivindicações está a criação de um comitê para tratar de assuntos relacionados ao enfrentamento dos problemas ocasionados ao comércio joaquinense.


Veja abaixo o documento na íntegra:


PLANO DE RECUPERAÇÃO E RETOMADA DA ATIVIDADE ECONÔMICA DE SÃO JOAQUIM DA BARRA


MISSÃO


Este plano foi criado através da livre associação de empresários e autônomos de São Joaquim da Barra para promover a convivência dos joaquinenses com a Pandemia do Covid-19, conciliando as vertentes do convívio social, da preservação à vida das pessoas e da atividade econômica.



OBJETIVO

Buscar o equilíbrio entre as ações do Plano, a fim de que a Prefeitura de São Joaquim da Barra possa ajudar os micro e pequenos empresários (MPes) locais a retomarem suas atividades gradualmente (respeitando os prazos de quarentena colocados pelo poder público), garantindo aos empregados e empregadores segurança jurídica, econômica e sanitária.


COMPROMISSO DOS MPes

Respeitar o prazo de quarentena colocados pelo poder público. E após tomar todas as precauções conforme dispostos pela OMS para contenção da transmissão do COVID19, respeitando a saúde da população.



REINVINDICAÇÕES



- Criação de um comitê entre ACE, Prefeitura e Imobiliárias para regras de renegociação de aluguéis dos imóveis que abrigam MPes joaquinenses.



- Diferimento para as MPes de IPTU, Taxas Administrativas da Prefeitura, Água, ISS, multas e demais encargos sobre responsabilidade municipal - podendo ser parcelado em até 12x sem juros, englobando todas as contas a vencer da data do dia 23/03/2020 até 30/06/2020.


 - Criação de um Fundo com recursos da NÃO REALIZAÇÃO DA FESTA DA SOJA EDIÇÃO 2020 ou ORIUNDO DE OUTROS CORTES DE GASTOS NÃO ESSENCIAIS DA PREFEITURA para socorro financeiro de MPes joaquinenses com dificuldades econômicas através de empréstimos com juros subsidiados e operados pelo Banco do Povo - disponível até para quem JÁ POSSUI outro empréstimo pelo mesmo Banco.


- Campanha de marketing e ferramentas desenvolvidas entre ACE e Prefeitura para a promoção do comércio local e que estimulem a população prestigiar o comércio de São Joaquim da Barra.



- Cobrança da taxa mínima de Água e Esgoto para todos funcionários dos comércios e autônomos de São Joaquim da Barra entre os meses de Abril a Junho de 2020. E, também, o diferimento de 3 meses do IPTU para os funcionários.


- Criação de lei que priorize empresas joaquinenses em licitações ou gastos públicos até o final do ano de 2020. - Apoio da Prefeitura para aquisição de itens pelas MPes para contenção da transmissão do Covid19 (máscaras, luvas, álcool gel) a preços de custo após a quarentena.



Certos que a atual administração fará tudo o que for possível para atender as reinvidicações colocadas nesse documento, agradecemos a atenção. Estaremos sempre prontos a cuidar de todos em São Joaquim da Barra.



São Joaquim da Barra, 30 de março de 2020



Micros e Pequenos Empresários Joaquinenses.



INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.