10% DA POPULAÇÃO JOAQUINENSE PODERÁ SER CONTAMINADA, DE ACORDO COM PROJEÇÃO

Confira ainda os casos atualizados de COVID-19 na região


Image title

O país inicia hoje o mês que carrega o maior desafio atual da saúde pública brasileira. É em abril que o Ministério da Saúde estima colocar em prática parte das preparações de enfrentamento ao novo coronavírus.


A microrregião mantém de forma bem controlada os casos de contaminação. Em São Joaquim da Barra há um caso positivo para o Covid-19, assim como em Orlândia. Entramos em contato com o prefeito joaquinense Marcelo de Paula Mian para atualizar as projeção e medidas a partir de agora.


INSIDE - Após o 1º caso, qual é a projeção para pessoas possivelmente contaminadas na cidade? Tem projeções para internação também?

MARCELO MIAN - Continuamos com a mesma projeção, 10% da população poderá ser contaminada (cerca de 5.000 habitantes), 80% dessas poderão não ter sintomas ou terão sintomas leves (cerca de 4.000). Aí ficam 1.000 que possivelmente sentirão os sintomas, desses 250 poderão necessitar de internação e respiração mecânica. E o índice de óbitos seria por volta de 100 pessoas.


INSIDE - Há previsão para compra de respiradores?

MARCELO MIAN - Temos na Santa Casa 18 respiradores. Estivemos tentando adquirir mais 4 unidades, mas estamos com dificuldades. A prioridade agora são os grandes centros (mais de 100.000 mil) habitantes, pois eles são as referências para as pequenas cidades. Temos agora que adquirir leitos de UTI e mais profissionais intensivistas.



REGIÃO

De acordo com boletim atualizado hoje (01) São Joaquim da Barra conta com 1 caso confirmado, já noticiado, outros 13 casos notificados para isolamento domiciliar e 2 casos em investigação.


Em Orlândia, de acordo com o último boletim, são 25 notificações, 17 descartados, 7 investigados e 1 caso confirmado. Já em Ipuã não há casos investigados, nem confirmados, apenas 31 pessoas isoladas em casa por outras doenças respiratórias.


Em Guará, há 1 caso suspeito com internação hospitalar e outros 35 estão sendo monitorados em casa.  Em Ituverava, 25 casos suspeitos com isolamento domiciliar, 1caso suspeito em internação e nenhum confirmado.


Em Ribeirão Preto o boletim epidemiológico divulgado na tarde desta terça-feira, 31, pelo prefeito Duarte Nogueira mostra que já são 30 casos confirmados do novo coronavírus. Outros 17 exames ainda aguardam a contraprova do Instituto Adolfo Lutz. Ao todo, 47 pacientes testaram positivo para o novo coronavírus. Até agora, 28 casos suspeitos da doença foram descartados.


JABOTICAL

Depois de Ribeirão Preto, a cidade da região com mais casos de COVID-19 é Jaboticabal.


A Prefeitura confirmou nesta terça-feira (31) o nono caso de infecção pelo novo coronavírus na cidade, uma idosa de 77 anos. O número de pacientes internados também aumentou no período da manhã.


De acordo com o boletim epidemiológico mais atualizado, há 97 notificações (em monitoramento), 9 confirmados, 12 internações, 3 altas hospitalares, 9 descartados, 13 aguardando resultados e 0 óbitos.


Aqueles que testaram positivo tem entre 58 e 72 anos e estão em isolamento social domiciliar.

Fonte: Prefeituras Municipais de São Joaquim da Barra, Orlândia, Guará, Ituverava, Ipuã, Ribeirão Preto e Jaboticabal



INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.