Moradores de São Joaquim da Barra usam vídeos para passar pela quarentena de um jeito animado

Informação, entretenimento e ação social, são uns dos principais temas compartilhados nas redes sociais.


Por: Maria Júlia Blanco

Durante a quarentena muita gente se deu conta de que ficar em casa não é tão simples quanto parece. Por isso, surgiram atitudes criativas para driblar o tédio e a improdutividade.

Algumas dessas atitudes podem ser vistas nas variadas lives de músicos, que estão repercutindo por todo o país, ou de repente nos cursos onlines distribuídos para aprimorar o conhecimento e trazer passatempo às pessoas.

Em São Joaquim da Barra não é diferente, a população tem usado seus talentos para trazer informação e entretenimento ao público. Na última sexta-feira (01), por exemplo, o grupo de pagode KD Juízo transmitiu um vídeo ao vivo para comemorar os seus 13 anos de carreira e também para receber itens de doação para às famílias carentes da cidade.

CONTEÚDOS INFORMATIVOS

No Instagram têm surgido conteúdos informativos e benéficos à saúde que orientam nos cuidados que se deve ter com a pele, corpo, alimentação, etc. A farmacêutica Lara Peres Freitas, com seus 24 anos, que segue carreira na área de desenvolvimento de cosméticos, teve uma conversa com a Inside e contou como tem distribuído o sua noção profissional entre seus seguidores:

“Nesse período em que muita gente está em casa, buscando por entretenimento, por que não compartilhar conhecimento? O que tento disseminar são informações sobre cuidados, saúde e beleza. Acredito que muitas pessoas procuram por isso!” Reitera Lara.



As formas encontradas para abordar tais curiosidades foram através de vídeos informativos, onde Lara monta seus roteiros e edita o conteúdo passado, tudo de forma caseira, como ela mesma diz.

ENTRETENIMENTO

Além dos conteúdos informativos, as pessoas colocaram a criatividade em evidência, trazendo entretenimento nas redes sociais ou plataformas de compartilhamento de vídeo (YouTube). Alice Costa, 23 anos, dançarina, coreografa e profissional de Educação Física, é um exemplo disso:

“Danço faz 11 anos e dançar profissionalmente é o meu maior sonho. Como hoje em dia quase tudo é movido virtualmente decidi fazer vídeos para o YouTube, assim tenho meu trabalho com a dança exposto e consequentemente conseguir mais oportunidades nesse meio.” A dançarina tem a ajuda de Admes Sena, que dirige e edita os vídeos do canal.

Alice também compartilha seus conteúdos no Instagram. Em seu último vídeo ela fez participação em um desafio chamado: Don't Rush Challenge.

O challenge surgiu a partir do aplicativo TikTok, onde são compartilhados vídeos curtos criados pelos usuários. No desafio em questão, um grupo de amigas faz uma sequência de cenas, onde no começo estão com roupas simples e sem maquiagem, mas ao final aparecem maquiadas e bem mais produzidas que na primeira apresentação. O challenge ganhou notoriedade por exaltar a beleza negra, que foi o grupo que tomou conta dos vídeos relacionados ao tema.

“Esse challenge tem muito significado, porque ele foi criado com o intuito de enaltecer a beleza negra. Eu, como mulher preta, me sentindo representada por vários vídeos que vi desse challenge, juntei algumas amigas para reproduzir esse conteúdo cheio de representatividade.” Confirma Alice.

Seguindo essa pegada, a estudante de Estética e Cosmética Victória Freitas, 19 anos, que também mora em São Joaquim da Barra, divide seus vídeos entre informativos e entretenimento. Afirmou que quando explicou para seus seguidores sobre Acne grau I e II teve uma repercussão ótima, por ser seu primeiro vídeo informativo. Faz também alguns desafios de maquiagem e um deles, inspirado na Holandesa Nienke Helthuis, teve um alcance significativo após a youtuber compartilhar o challenge de Victória em seu perfil do Instagram. A jovem estudante disse a Inside que após o ocorrido o seu perfil na rede social deu um up, o que começou a lhe motivar ainda mais.

“Com minhas aulas, em Ensino a Distância (EAD) e o contato online com minhas professoras, eu espero trazer muitos conteúdos seguros e benéficos para a beleza e saúde de todos que estão acompanhando. Sempre gostei de me expressar através de vídeos e fotos na internet. Com o início da graduação, queria passar informações seguras, já que se vê muito conteúdo totalmente nocivo para saúde ligado à estética”, reconheceu a estudante.

CAMPANHA DO AGASALHO CRIATIVA

Jéssica Guedes, na companhia de mais quatro amigas compartilharam no Facebook um vídeo gravado no TikTok sobre a Campanha do Agasalho. A ideia surgiu na Igreja Internacional da Graça de Deus, onde costumam fazer alguns projetos sociais como Doação de Cestas Básicas e Roupas.

“Agora com a chegada do frio a necessidade aumenta, e então o Pastor direcionou uma área específica para cada grupo. Eu e as meninas ficamos responsáveis pela arrecadação de agasalho do Ministério Infantil, uma forma divertida de chamar atenção das crianças e dos pais”, revela Jéssica.

Todo o agasalho arrecadado vai para a doação, independente se a pessoa é membro da igreja ou não, a ideia é compartilhar o que coletarem com aqueles que realmente precisam. A data limite para a coleta das roupas geralmente é até agosto. Estão recolhendo as doações durante as segundas, quartas e sextas-feiras às 9h ou 19h e aos domingos às 8h ou 19h, no endereço Rua: Maria Aparecida Buckeridge Scanavez, 254, no bairro Júlio de Lollo.  O telefone para contato é (16) 99906-0046.

QUARENTENA OTIMISTA

Ao perguntar para algumas das fontes sobre como estão fazendo para lidarem com o isolamento social, Lara declarou: “Devemos pensar que se trata apenas de uma fase e que podemos aproveitar isso tudo para se autoconhecer, tirando o melhor de nós”.

Alice disse sobre como a arte está lhe ajudando a lidar com a situação: “Escutar música, aprender a tocar violão, fazer meus crochês, ler e várias outras coisas que gosto de produzir, são o que me enche de esperança de que tudo vai ficar bem. Evito me cobrar tanto, pois estamos em uma situação que não temos muito que fazer. E é isso, apesar dos pesares temos que fazer do nosso dia o mais agradável possível, tanto para nós quanto para os outros”.

CONTATOS:

As redes sociais dos citados são:

Lara Peres Freitas - @larapharma (instagram);

Alice Costa - @alicecosta_ds (instagram) e https://www.youtube.com/channel/UCD-6ZhLvloCCLgwOgQn_oCQ/videos (YouTube);

Admes Sena - @admes_sena (instagram);

Victória Freitas - @vicstoriaf (instagram);

Jéssica – Jéssica Guedes (Facebook) e @jessicagueddes (instagram).



INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.