SINGAPURA USA CÃO-ROBÔ PARA ALERTAR SOBRE DISTANCIAMENTO SOCIAL

Máquina, que se assemelha a um cão, pede a corredores e ciclistas que mantenham uma distância mínima


Um cão-robô recrutado pelas autoridades de Singapura pede educadamente a corredores e ciclistas que mantenham o distanciamento físico nos parques da cidade-estado para ajudar a conter as infecções por coronavírus.

A máquina de quatro patas, construída pela empresa americana Boston Dynamics e guiada por controle remoto, e faz parte de um teste para policiar os espaços verdes de Singapura. No futuro, o equipamento pode se juntar a outros robôs.

"Vamos manter Singapura saudável", diz, em inglês, o robô amarelo e preto batizado Spot. "Para sua própria segurança e para os que estão ao seu redor, afaste-se pelo menos um metro, por favor. Obrigado" acrescenta, com uma suave voz feminina.



Equipado com câmeras e ferramentas de análise para estimar o número de pessoas no parque, Spot transmite mensagens que lembram aos visitantes as medidas de distanciamento social.

Autoridades da cidade-estado disseram que as câmeras não são capazes de rastrear indivíduos ou gravar dados pessoais. O cão-robô também foi testado recentemente em um hospital para fornecer medicamentos a pacientes isolados.

Apesar das gentilezas de Spot, violações às rígidas regras de bloqueio de Singapura podem resultar em multas pesadas e até prisão.

A cidade-estado, com 5,7 milhões de habitantes, registrou mais de 21 mil casos, um dos índices de contaminação mais altos da Ásia, devido principalmente a infecções em massa entre trabalhadores migrantes que vivem em dormitórios apertados em áreas pouco visitadas por turistas.

De acordo com as regras do confinamento decretado até 1º de junho, a população de Singapura só pode deixar suas casas para atividades essenciais, como compras em supermercados, e deve usar máscaras o tempo todo em lugares públicos. Exercícios ao ar livre são permitidos, mas nunca em grupos.

A baixa letalidade na cidade-estado é, em grande parte, atribuída à imensa capacidade de testagem de Singapura —2.500 testes a cada 100 mil pessoas—, e ao rígido controle imposto pelo governo sobre a população.

Fonte: Folha do Estado de SP. 



INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.