SAIU O EDITAL COM 100 VAGAS PARA O CONCURSO DA MARINHA EFOMM

Mesmo com a pandemia do novo Coronavírus, a Marinha do Brasil confirmou a data de realização das provas escritas.



Edital publicado. A Marinha do Brasil faz saber aos interessados a abertura de novo edital de concurso público (Concurso Marinha Efomm 2020) para o preenchimento de 100 vagas para candidatos com o nível médio. 

O documento foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 15 de junho,

O concurso da Marinha visa admitir aprovados para admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA – 55 vagas), no Rio de Janeiro – RJ. 

Além disso, profissionais serão lotados no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA – 45 vagas), em Belém – PA.

Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisa ter nível médio completo. A escolaridade deverá ser comprovada no ato da matrícula no curso de formação.

Além disso, será necessário:

·         ser brasileiro (ambos os sexos), com idade entre 17 e 23 anos em 1º de fevereiro de 2021;

·         não ter sido condenado por sentença penal transitada em julgado;

·         estar em dia com as obrigações civis e militares (Art. 14, parágrafo 1º, inciso I da Constituição Federal e Art. 2º da Lei 4.375/64 – Lei do Serviço Militar), as últimas para candidatos do sexo masculino;

·         não ter sido julgado “incapaz definitivamente” para o Serviço Ativo das Forças Armadas ou das Forças Auxiliares ou para o Serviço Militar Inicial;

·         não ser ex-aluno de EFOMM, não ter sido excluído a bem da disciplina ou por inaptidão ao oficialato de qualquer escola preparatória ou de formação das Forças Armadas ou Auxiliares, nem ter sido excluído, a bem da disciplina, do Serviço Ativo ou do Serviço Militar Inicial (SMI) de qualquer organização militar;

·         possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);

·         possuir documento oficial de identificação válido e com fotografia; e

·         cumprir as instruções estabelecidas no Edital.


INSCRIÇÃO

Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre 15 e 30 de junho de 2020, no site oficial do Ciaga para preencher a ficha de inscrição. A taxa de inscrição vai custar R$65. O prazo para pagamento será até 1º de julho, em qualquer agência.

PROVAS

Mesmo com a pandemia do novo Coronavírus, a Marinha do Brasil confirmou a data de realização das provas escritas (objetiva e discursiva), que é a primeira etapa do concurso, obrigatória para todos os candidatos.

Os exames estão agendados para acontecer nos dias 29 e 30 de agosto, sábado e domingo, respectivamente. O calendário prevê provas pela manhã, sendo:

abertura dos portões: às 8h fechamento dos portões: às 9h aplicação das provas: de 10h15 às 14h15

No primeiro dia, sábado, serão aplicadas as provas de Português, Redação e Inglês. Já no segundo dia, domingo, será feita a aplicação das provas de Matemática e Física.

Além dessa primeira etapa, os candidatos aprovados serão convocados para realizar as fases posteriores, os chamados eventos complementares:

Seleção psicofísica (eliminatória); Teste de suficiência física (eliminatória); Período de adaptação e verificação de documentos (eliminatória).

Sobre a Covid-19, a Marinha informa que se houver a impossibilidade de serem cumpridos alguns itens do calendário em virtude da pandemia, eles poderão ser alterados. 

O edital ainda cita a possibilidade do início do curso ser postergado para o segundo semestre de 2021.

O curso de formação, última etapa, está previsto para iniciar no dia 25 de janeiro de 2021, nas devidas organizações militares da Marinha do Brasil.

INFORMAÇÕES DO CONCURSO

·         Concurso: Marinha EFOMM

·         Banca organizadora: Marinha

·         Escolaridade: médio

·         Número de vagas: 100

·         Inscrições: entre 15 e 30 de junho de 2020

·         Taxa de Inscrição: R$ 65,00

·         Provas: 29 e 30 de agosto de 2020

·         Situação: PUBLICADO

Fonte: Jornal da Franca 


GALERIA