BRASIL TEM APENAS 95 MUNICÍPIOS SEM CASOS DE COVID-19. UM É DA REGIÃO

No estado de São Paulo, apenas oito pequenos municípios, entre os seus 645, sem nenhum caso confirmado



Cinco meses depois do primeiro registro do novo coronavírus no Brasil, apenas 95 municípios não têm casos da doença. O número representa menos de 2% do total de cidades brasileiras (5.570). 

Entre os municípios livres do coronavírus, está Ribeirão Corrente, na região de Franca, a 45 km de São Joaquim da Barra. Todas as outras 21 cidades pertencentes a DRS-8 se encontram na fase vermelha no Plano São Paulo de reabertura.

No epicentro da Covid-19, o Estado de São Paulo tem apenas oito pequenos municípios, entre os seus 645, sem nenhum caso confirmado até hoje, segundo informações do governo.



Dados do Ministério da Saúde apontam que, das 95 cidades sem Covid-19, a maioria se concentra em Minas Gerais, com 68 municípios (de 853) sem casos. Apesar do alto número, o estado tem baixa testagem e alta subnotificação. 

De acordo com a Secretaria da Saúde de Minas, vários fatores podem ser atribuídos à falta de registro, mas a pasta destaca o fato de que a maioria se trata de municípios de pequeno porte e com grande área rural.

No Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul aparecem na sequência, com seis e quatro cidades, respectivamente, livres da Covid. 

Embora separados geograficamente, os poucos municípios brasileiros ainda sem casos registrados têm pontos em comum, como a pouca mobilidade e baixa densidade populacional.  Muitos são rurais, de dinamismo econômico limitado, onde a cadeia de transmissão viral demora a chegar. Esses fatores explicam mais a ausência de notificações do que medidas particulares de isolamento e distanciamento social adotadas durante a pandemia.

Ribeirão Corrente possui uma população estimada em 4.718 pessoas, a maioria dos moradores trabalha na zona rural do município, sem necessidade de se dirigir a Franca ou outras cidades da região para trabalhar, o que favorece a falta de contágio pela covid-19.

Fonte: Jornal da Franca 


GALERIA