MARTE FICA AINDA MAIS VISÍVEL NO CÉU NESTA TERÇA; SAIBA COMO ASSISTIR

Hoje (13) Marte estará em perfeita oposição ao Sol e ficará o mais brilhante possível



Se há duas semanas Marte estava tão visível ao lado da Lua, como um pequeno ponto brilhante no céu, nesta terça-feira, 13, ele vai estar ainda mais visível. Nesta terça, Marte estará em oposição completa ao Sol, o que o deixará com ainda mais brilho. Essa é a primeira vez que o fenômeno acontece desde 27 de julho de 2018.

O planeta será visível a partir das 19h, quando surgir no horizonte na direção leste. O ponto mais alto no céu será às 00h05 da quarta-feira (14), quando o planeta estará ao norte - os horários e direções mencionados tem como base um observador em Brasília, e podem variar de acordo com sua localização no país.

Ele chegou à sua distância mínima da Terra na última segunda-feira (5), quando estava a "apenas" 62.069.571 km. Desde então, ele vem se afastando, mas ainda assim está bem mais perto do que a maior distância possível, de 401 milhões de km.

 


COMO SE ORIENTAR

Para facilitar a orientação e saber em que direção olhar, é importante identificar os principais pontos cardeais. Para isso, você pode usar um velho truque ou um app em seu celular.

O velho truque é baseado na frase: “o sol nasce a leste e se põe a oeste”. Fique em pé e estique os braços, com o direito apontando para o nascente, e o esquerdo para o poente. Então você terá o leste à direita, o norte à frente, o oeste à esquerda e sul atrás de você.

Mas se quiser se orientar através de um app, existem opções. Quem usa um iPhone não precisa de um aplicativo extra, basta usar o “Bússola”, que é parte do iOS. Para Android, a recomendação é o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL, que é simples, gratuito e sem anúncios.

Fonte: Exame / Galileu / Olha Digital

 



GALERIA