GOVERNO ANUNCIA FASE DE TRANSIÇÃO EM SÃO PAULO

Igrejas e comércio poderão funcionar, ainda com restrições



Uma nova etapa do Plano São Paulo foi anunciada hoje pelo governo do Estado.

Cidades das regiões de Ribeirão Preto, Franca e Barretos deixam a fase vermelha e entram neste domingo (18) na fase de transição.


A etapa antecede um avanço à fase laranja, que é mais flexível, e já libera comércio, shoppings, atividades religiosas e serviços, mas de forma escalonada. A medida vale para todo o estado.


“O que estamos fazendo no meio de uma pandemia, que é uma guerra sanitária, é avaliar a situação de hoje, prever a situação dos próximos dias e procurar, com muita segurança, se é que é possível, dar passos adiante. Sabemos que nos próximos dias, nós teremos uma queda constante, fruto de restrições realizadas nas semanas passadas. Portanto, não podemos deixar que a gente saia de uma fase vermelha para a laranja ainda em um momento em que estamos com um patamar elevado”, disse.


Segundo o coordenador do Centro de Contingência da Covid-19, Paulo Menezes, a flexibilização foi possível por causa da melhora do controle da doença no estado, pelas medidas de restrição adotadas desde 15 de março. Menezes afirmou que há uma estabilização, mas ainda em patamar elevado.

Uma nova atualização do Plano São Paulo será feita no dia 1º de maio.


Flexibilização

O atendimento presencial no comércio e nos shoppings e a realização de cultos e missas nos templos religiosos serão liberados já no domingo. 


As lojas poderão abrir das 11h às 19h.


As igrejas devem retomar as atividades de acordo com os protocolos de segurança.


Como a reabertura das atividades será escalonada, o setor de serviços, que abrange restaurantes (inclusive os dentro de shoppings), salões de beleza, barbearias e academias, poderá reabrir a partir de sábado (24).


Clubes, parques e museus também voltam a receber visitantes.


Estabecimentos que funcionam exclusivamente como bares não podem abrir, de acordo com o governo do estado.


"A função bar está proibida. O que pode funcionar é a função restaurante nos bares. Tem muitos bares que têm o CNPJ que pode funcionar como bar e restaurante, e o bar pode funcionar com a oferta de refeições, da mesma forma que a gente já tinha classificado nas discussões anteriores", disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.


Em todos os estabelecimentos autorizados, a ocupação máxima deve ser de 25% da capacidade.


Como o toque de recolher, das 20h às 5h, será mantido, o governo do estado informou que as atividades liberadas deverão funcionar somente no período permitido.


A fase de transição também englobou o teletrabalho para atividades administrativas e a recomendação de escalonamento de entrada e saída de trabalhadores do comércio, dos serviços e da indústria.


O que pode funcionar a partir de domingo


Atividades comerciais

Horário: das 11h às 19h

Atividades religiosas

Com restrições


O que pode funcionar a partir do dia 24


Atividades comerciais

Horário: das 11h às 19h

Atividades religiosas

Com restrições

Restaurantes e similares

Horário: das 11h às 19h


Salões de beleza e barbearias

Horário: das 11h às 19h

Atividades culturais

Horário: das 11h às 19h

Academias

Horário: das 7h às 11h e das 15h às 19h





ÚLTIMA EDIÇÃO

GALERIA