ECLIPSE LUNAR MAIS LONGO DO ANO ACONTECE NA MADRUGADA DE SEXTA-FEIRA

No Brasil, evento poderá ser observado em quase todos os estados, com melhor visibilidade no Norte.




Eclipses lunares ocorrem quando a Lua atravessa a sombra que a Terra projeta no espaço. A sombra não cobre a Lua por completo e temos um eclipse parcial. No Brasil, será possível acompanhar a primeira metade do eclipse durante a madrugada. O auge é às 06h02min.

Segundo a NASA, o fenômeno durará três horas, 28 minutos e 23 segundos, sendo o mais duradouro entre os que ocorreram desde 2001 e os que vão acontecer até 2100.
O evento poderá ser visto entre as primeiras horas do dia, quando a Terra passará entre o Sol e a Lua. Na ocasião, cerca de 97% de nosso satélite natural ficará ‘escondido’. Mas as condições para sua observação dependerão da região.

A estimativa é que o eclipse atinja seu pico por volta das 6 horas da manhã, seguindo o horário de Brasília. Aqui no Brasil, por exemplo, o nível de ‘cobertura’ da Lua ficará um pouco abaixo dos 97% e o evento, ao todo, durará cerca de duas horas.
O eclipse poderá ser visto a olho nu de todo o solo brasileiro, desde que as nuvens não atrapalhem a observação, porém será melhor observado na região Norte.






INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.