NOVENA À NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS COMPLETA 70 ANOS
Evento teve início hoje em São Joaquim da Barra no Ginásio de Esportes
Começou nesta quinta-feira (18) a Novena à Nossa Senhora das Graças. Pelo segundo ano consecutivo o tradicional evento da Igreja católica está acontecendo no Ginásio de Esportes da cidade, por conta da pandemia.
Diariamente são esperadas em torno de três mil pessoas nas celebrações que ocorrem até o dia 27, Dia de Nossa Senhora das Graças. As missas ocorrem por nove dias em três horários. Durante a semana às 5h30, às 15h e às 20h. No sábado, os horários são 5h30, 15h e 18h30. E no domingo, 6h30, 9h30 e 18h30. Hoje as celebrações ocorrem com o Padre Fabiano Roberto e nos próximos dias outros párocos convidados estarão à frente, conforme tabela no final deste texto
NOVENA COMPLETA 70 ANOS
O casal Adolfo Alfeu Ferrero e Rosa Consoni Ferrero com os filhos Solange, José Adolfo e Zélia.Este ano de 2021 a Novena à Nossa Senhora das Graças está completando 70 anos. Conforme escreve Fernandinho - Fernando Antônio Dias dos Reis Júnior, da equipe de coordenação da novena, a história da celebração da novena em São Joaquim da Barra começou em 1951, quando o senhor Adolfo Alfeu Ferrero terminava o seu mandato de prefeito.
"Sua esposa dona Rosa Consoni Ferrero em uma viagem a cidade de Campinas conheceu a novena e como era muito ligada às práticas religiosas de nossa cidade, com a ajuda de seu marido e aprovação do vigário Padre Orlando Visconti (D.C), trabalhou incansavelmente para que a novena pudesse ser celebrada em nossa paróquia", conta.
A Imagem de Nossa Senhora das Graças, venerada até hoje na novena foi um presente do Sr. Adolfo a sua esposa à época. De acordo com Fernandinho, o casal foi responsável pela introdução da novena, influenciando com sua devoção o povo joaquinense.
A casa, onde residia o casal à Rua Voluntário, onde hoje está o Casarão Eventos, passou a receber sem distinção a população independente da pessoa, classe, partido ou credo.
"A matriarca da casa estava sempre disposta a atender, era um coração caridoso, afeito ao bem. O mais ilustre casal fez daquele lar um grande santuário de respeito e dignidade. Ninguém de lá se aproximou sem que levasse uma palavra de conforto, um óbolo material ou sinceridade no acolhimento. Seu grande legado e suas histórias ainda ecoam e permeiam no tear de nossas memórias, marcando profundamente suas estadas pela terra", comenta Fernandinho.
PARA ENTENDER MELHOR
A devoção à Santíssima Virgem teve início em 27 de novembro de 1830, em Paris, na Capela da Medalha Milagrosa. De acordo com a história, Nossa Senhora das Graças apareceu para a noviça francesa Catarina de Labouré, uma humilde freira.
Ainda, de acordo com a história, após a aparição de Nossa Senhora, Catarina de Labouré teria encomendado a medalha de acordo com sua revelação, em que Nossa Senhora das Graças estava rodeada de uma moldura oval com inscrições em ouro e outros detalhes.
Medalha de Nossa Senhora das Graças
A medalha cunhada conforme as indicações dadas pela noviça apresenta os seguintes símbolos:
- Serpente: Nossa Senhora aparece pisando em uma serpente representa a batalha e o triunfo sobre Satanás;
- Raios: os raios que saem do manto indicam a graça transmitida aos seus devotos;
- Vestes e estrelas: a mulher vestida de Sol, indicada pela cor do manto, e as 12 estrelas fazem referência à mulher do livro de Apocalipse;
- Maternidade: a letra M transpassada com uma cruz é a ligação entre ela e seu filho Jesus, que foi crucificado no calvário;
- Coração: os corações na medalha representam o Sagrado Coração de Jesus, rodeado de espinhos, e o Imaculado Coração de Maria, atravessado por uma espada.
Há ainda o registro do ano de aparição, 1830, e a frase, em francês, “Ô Marie conçue sans peché, priez pour nous qui avons recours à vous” traduzida como “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”.
A noviça faleceu em 1876 e foi canonizada em 1947 pelo para Pio XII como Santa Catarina Labouré.
A imagem também é conhecida como Nossa Senhora da Medalha Milagrosa e Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças.
Á Ela são atribuídos diversos milagres ao redor do mundo.























