ALINE MARQUES, EMPREENDEDORA DE UMA NOVA GERAÇÃO
Com apenas 23 anos e grande bagagem cultural, ela comanda o Empório Marques
Foto: Paulo Ferreira Foto Designer
MULHERES QUE INSPIRAM
Aline Maria Sardinha Marques representa o perfil de uma nova geração de empreendedoras. Aos 23 anos, a joaquinense é cheia de sonhos, mas demonstra maturidade e muita convicção dos seus objetivos.
Com bagagem de intercâmbio no Japão, estágio em Portugal, além de alguns anos morando em Balneário Camboriú, onde cursou Gastronomia, ela comanda o Empório Marques, uma casa com adega, chopeiras e petiscaria.
Mas como tudo isso começou?
Aline é filha dos rotarianos Edna e Altino Marques e cresceu dentro do voluntariado. Logo desenvolveu aptidão para ajudar as pessoas. Aos 14 anos exerceu a primeira experiência como líder na presidência do Interact de São Joaquim da Barra.
Após a experiência, se inscreveu no programa de intercâmbio do Rotary e aos 17 anos partiu para o país do sol nascente. No Japão vivenciou dois momentos antagônicos. O primeiro foi a dificuldade e o medo de embarcar para o outro lado do mundo sozinha e sem conhecer o idioma. E o outro, dez meses depois, foi a maior felicidade até então, de reencontrar a família na volta ao Brasil.
Nesse período de intercâmbio, Aline descobriu outra vocação, além do voluntariado. Através da convivência com uma das famílias que a acolheu no Japão, passou a conhecer a culinária daquele país, se identificando cada vez mais com a cozinha..
Na busca por faculdades, descobriu um processo seletivo na melhor universidade de gastronomia do Brasil, em Balneário Camboriú-SC, mil quilômetros de sua casa. "Era minha chance, mas tinha um problema, mais uma vez estaria longe de casa... mas meus pais sempre abraçaram meus sonhos e assim que contei eles abraçaram mais esse", relembra.
Uma semana após voltar para o Brasil, lá estava ela novamente de malas prontas para o Sul do país. No período da faculdade, trabalhou em um empório de produtos naturais, participou de eventos gastronômicos e depois de dois anos de curso decidiu fazer um estágio em Portugal.
Novamente em terras distantes, trabalhou por quase dois meses em um restaurante de Lisboa. Em Portugal teve experiências na cozinha, no salão e na mercearia anexa ao restaurante. E foi nesse estágio, através da vivência com a cultura, os passeios, visitas às vinícolas do Douro e caves no Porto que se apaixonou pelos vinhos.
Ao retornar para o Brasil essa paixão lhe rendeu um trabalho de faculdade sobre as uvas portuguesas e então teve a oportunidade de participar de um evento de vinhos de Portugal em São Paulo.
Quando seus pais compraram o Empório em 2019, ainda não era sua intenção voltar para sua cidade natal, mesmo tendo a ver com sua profissão. "Durante as férias, todas as vezes em que vinha eu sentia meu corarão bater mais forte pelo Empório da minha família, meus olhos brilhavam e tentava evitar pensar em voltar, foi um processo difícil e longo".
EMPÓRIO MARQUES
Durante o período de conclusão do curso ela aproveitou para ganhar experiência trabalhando em um empório e delicatèssen bem parecido com a empresa da família. "E foi aí que decidi voltar, em maio de 2021. Retornei em julho do ano passado e com a minha decisão da volta veio junto a decisão de ampliação do Empório", conta
A casa foi ampliada e reinaugurada em novembro de 2021, com uma nova cara e sob o comando de Aline, que agora se sente completamente realizada e cada dia mais apaixonada pelo ofício. "Sempre brinco que meu pai fugiu de todos os padrões, enquanto a grande maioria das pessoas ganham carros, apartamentos de formatura, eu ganhei um Empório, um presente totalmente inusitado, mas que não teria nada mais a minha cara".
MULHER NO COMANDO
Para se diferenciar numa área geralmente dominada por homens, Aline não para de se atualizar, visitar lugares diferentes para ter mais ideias e conhecer novos produtos. Mas para ela, que ama viajar e experimentar novos sabores, tudo ficou mais prático.
Ainda que realizada com a concretização do seu espaço de trabalho, Aline sonha ir além. "Na verdade, estou apenas começando. Tive somente 2 empregos antes e ainda pretendo levar o Empório Marques muito longe", revela.
FEMINISMO
Quando perguntamos se ela já enfrentou alguma discriminação (mesmo que velada) em seu trabalho mulher, ela afirma que sim, e muito.
"Chega a ser engraçado, nós mulheres crescemos ouvindo que lugar de mulher é na cozinha e estando nessa profissão, os homens consideram que o local é deles e que são melhores".
Aline considera o feminismo um movimento "muito válido e importante" para que cada vez mais mulheres possam conquistar espaços.
Ela considera que a solução está na educação e no respeito. "Mesmo que tenham leis e os papeis das mulheres e dos homens sejam colocados como iguais é preciso que nós mulheres estejamos unidas e valorizando umas as outras e os homens saibam respeitar isso, mesmo que não aceitem completamente", diz.
Para as mulheres que querem começar a empreender em um negócio ela deixa um incentivo. "Nunca desistam dos seus sonhos e lembrem-se sempre de onde saíram e onde estão... essa força veio aí de dentro e você pode chegar onde quiser".
PINGUE-PONGUE
Signo e ascendente : Libra com ascendente em escorpião
Qual sua maior qualidade? Determinada, chego a ser teimosa, quando coloco algo na cabeça ninguém tira até eu realizar.
Em que você gostaria de ser melhor? Ter mais paciência
Uma paixão: Vinhos
Nas horas vagas? Viajar com a Família
Uma mulher que te inspira? Minha mãe
O que você não vive sem? Ultimamente, celular
Qual o seu apelido? Line
Qual rede social você não vive sem? Instagram
O que te causa repulsa? Mentira
O que te faz sentir frio na barriga? Começar algo novo
Qual o filme que mais gostou? Sou uma libriana indecisa hahaha acho que Amizade Colorida
O que você compraria se tivesse dinheiro infinito por uma hora? Roupas, sapatos, vinhos e algumas viagens hahaha
Qual o seu maior medo? Morte
Qual é um grande sonho que você já realizou? Meu intercâmbio para o Japão
Onde você se vê daqui a 10 anos? Sou uma pessoa que sonha tanto e muda muito que não consigo nem dizer, o lugar que estou hoje é o local e a forma, são tudo que eu nunca pensei, então espero que onde eu estiver, eu esteja realizada e chegando onde sempre sonhei.