CONHEÇA A HISTÓRIA DE JANE GUERETTA, UMA CELEBRANTE DE SONHOS
Com duas faculdades, ela trocou o sonho de ser juíza para ser mãe; hoje se projeta para ser uma grande celebrante de casamentos
Foto: Paulo Ferreira Foto Designer
MULHERES QUE INSPIRAM
Jane Guereta é formada em Direito, atua como professora, e hoje se projeta em uma carreira que nunca imaginou antes: a de celebrante de casamento.
Com muito carisma, dedicação e diversos cursos na área, vem conquistando cada vez mais espaço pela região afora, com noivos que sonham com o casamento.
Jane é uma pessoa alegre, extrovertida, sensível, que ama a família, o escotismo, a doutrina espírita, pedalar e se voluntariar em causas beneficentes.
Como toda trajetória de vida é feita de altos e baixos, a vida de Jane não foi diferente. Dos momentos difíceis, ela relembra uma fase em que o marido foi demitido bem no momento em que eles estavam reformando a casa que tinham acabado de comprar.
"Meu pai foi funcionário público e eu não sabia o que era perder um emprego, até então. Tivemos que entrar na casa sem ela estar concluída para sair do aluguel e eu considero que aquele foi um momento difícil".
Momento lindo
Casada com Fábio Guereta, para Jane, a beleza da vida está em quem a divide com você, e no seu caso, é ao lado de sua família que vive os momentos mais felizes, sendo que os mais especiais deles foram o nascimento dos filhos Ana Carolina e Marco Aurélio.
"Naquela época não existia todo esse glamour de hoje com os chás revelação, né? Era só o chá de bebê mesmo. Se você quisesse saber o sexo, ninguém guardava para te dizer depois. Eu sempre quis saber e era um sonho ser mãe".
E foi por esse sonho que Jane deixou a carreira para depois. Já formada em Direito, estudava para ser juíza. "Eu me permiti cuidar deles, educá-los, em vez de seguir com a minha carreira, de colocar a cara ali nos livros, estudar doze horas por dia para prestar um concurso para juíza... eu fiz essa escolha".
Jane é formada em Direito e em Pedagogia. Atuou como advogada durante dez anos, e há quinze anos dá aulas na Rede Estadual de Ensino. Também já lecionou em cursos técnicos, para o curso de Administração em ensino superior e pós-graduação em faculdade.
A descoberta de um novo talento em uma área tão distinta de sua formação inicial é recente. Tudo começou em 2019 após receber um convite após uma palestra sobre o Evangelho.
"O casal que me convidou chegou um dia perguntando se eu era celebrante e eu nem sabia o que era isso. Ela me pediu para realizar a celebração do casamento dela e eu disse então que eu iria pesquisar sobre assunto, ver se eu tinha condições de fazer... e percebi que era possível fazer. A celebração dela foi no dia 28 de setembro de 2019 e no outro final de semana eu já estava em São Paulo fazendo meu primeiro curso para celebrante".
Logo em seguida, apareceram mais pessoas pedindo para celebrar seus casamentos. Com a pandemia teve que adiar seus planos, junto com muitos noivos que tiveram que desmarcar datas.
Nesse período de pandemia ela aproveitou para fazer cursos e aprender cada vez mais para se diferenciar no mercado de trabalho. "Virei a louca dos cursos...rs", conta rindo, e em seguida relembra as inseguranças que teve em começar durante uma pandemia.
"Começar, e começar no turbilhão, então ficava aquela expectativa, 'nossa, quem será que vai me contratar? Será que eu vou agradar?' Eu não tinha portifólio para mostrar, porque eu só tinha aquele casamento que eu havia feito e as indicações de pessoas que me conheciam, então dava medo".
"Eu sempre gostei de ouvir histórias e depois recontá-las com o meu toque, e foi através disso que surgiu essa vocação. Eu procuro trazer para as minhas celebrações o amor, o carinho, tudo o que eu percebo do casal, contando a história com o meu toque".
Nesse período também conheceu muitas pessoas da área, as quais pode contar com orientações e outras com indicações do seu serviço.
E assim Jane vem traçando seu caminho. O sonho de ser juíza ficou no passado, abrindo espaço para novos projetos e sonhos. "Tem muito chão ainda, muita água pra passar debaixo dessa ponte. Você não pode parar, é uma profissão que você tem que se reiventar à cada vez para não ficar na mesmice".
SOBRE DISCRIMINAÇÃO
Jane já enfrentou na pele a discriminação por ser mulher em várias situações. Desde o começo da carreira, como advogada até os dias de hoje, como celebrante.
"Juízes, advogados, tinham aqueles que não aceitavam, queriam pisar, questionavam...tem os homens que são machistas, que não aceitam que a mulher esteja ali naquele lugar... e às vezes até as próprias mulheres também. Mais recentemente fui rejeitada por um casal para fazer seu casamento, por ser mulher. A cerimonialista me contou que eu tinha todos os requisitos que eles buscavam, porém, queriam que o casamento fosse celebrado por um homem".
Para ela o feminismo possibilitou importantes conquistas para as mulheres, mas ainda falta muito a ser feito. "É necessário que a gente reivindique soluções para essa violência toda contra a mulher. Precisamos de políticas públicas eficientes para enfrentar essa violência".
Se ela pudesse aconselhar outras mulheres, diria. "Ame mais, perdoe, beije muito, seja livre, solte gargalhadas quando tiver com vontade, ande sem maquiagem quando você tiver a fim, ande descalço, vá ao supermercado com o rosto lavado, seja livre, e acima de tudo, seja você mesmo".
Signo: Peixe com ascendente em áries
Qualidade: Gosto de ajudar
Em que gostaria de ser melhor?
Gostaria de ser menos impulsiva e explosiva
Uma paixao: viajar
Nas horas vagas?
Andar de bicicleta, meditar
Uma mulher que te inspira: Minha mãe, aprendi muito com ela, sou o que sou devido a ela
O que não vive sem?
Sem água
Apelido: Di
Rede social que não vive sem: INstagram
O que te causa repulsa: Ver tanta desigualdade. Ver alguém maltratando alguém e não poder fazer nada.
O que te faz sentir frio na barriga: Toda vez que vou celebrar, dirigir por longos períodos
Qual o filme mais gostou?
Quatro Vidas de um Cão
O que você compraria se tivesse dinheiro infinito por 1 hora? Doaria uma parte para entidades, depois compraria o carro, a casa dos sonhos.
QUal seu maior medo? Perder meus filhos
QUal o grande sonho que já realizou?
Comemorar Bodas de Prata em Cancun
Onde gostaria de estar daqui a dez anos?
Celebrando...viajando...