MULHERES NA AGROINDÚSTRIA
Vera Lúcia Martins Guedes, gerente de gestão de pessoas da Usina Alta Mogiana fala sobre o universo feminino dentro da empresa
Vera Lúcia Martins Guedes - Gerente de Gestão de Pessoas
MULHERES QUE INSPIRAM
Ainda pode parecer, para algumas pessoas, que a atividade agroindustrial não combina com o universo feminino, mas a participação da mulher, seja no campo, ou na indústria, é cada vez mais frequente e com resultados cada vez mais promissores.
O engajamento dessas profissionais na busca por novos conhecimentos, bem como a garantia de um espaço seguro e acolhedor para elas, tem sido a mola propulsora desse nicho de novas oportunidades.
Apesar de parecer novidade, essa participação já é realidade há anos e vem se consolidando, na medida em que mais mulheres conquistam espaços e executam tarefas, antes apenas reservadas ao universo masculino.
E o reconhecimento de seu talento e profissionalismo tem aberto portas para esse mercado de trabalho em ascensão, que ganha novos contornos, com o aumento da diversidade no ambiente empresarial.
E a Usina Alta Mogiana possui diversos exemplos de sucesso, quando o assunto é o emprego da força feminina na empresa. Vera Lúcia Martins Guedes, Gerente de Gestão de Pessoas responde um pouco sobre o universo feminino dentro da organização:
INSIDE - Em quais áreas as mulheres atuam em postos de liderança?
VERA - Atualmente, há mulheres exercendo cargos de liderança nas três áreas da empresa: área administrativa, agrícola e industrial.
INSIDE - Existe algum critério na escolha de mulheres ou elas competem de igual para igual com os homens na hora da contratação?
VERA - Homens e mulheres concorrem em igualdade de condições, qualquer que seja a contratação. Não há discriminação por gênero, sexualidade, religião, idade, situação familiar ou aparência. A adoção de uma plataforma digital para as fases iniciais de recrutamento visa, justamente, que os candidatos sejam avaliados com isenção e objetividade, apenas por suas características como: nível educacional, perfil pessoal, habilidades profissionais e também, em alguns casos, as experiências anteriores.
INSIDE - Os salários são equiparados aos dos homens nos mesmos cargos?
VERA - Quaisquer pessoas que ocupem o mesmo cargo, sob as mesmas condições de trabalho, portanto, recebem a mesma remuneração. Isso é uma premissa inegociável para a empresa. Buscamos valorizar pessoas que estejam em constante desenvolvimento e crescimento profissional.
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
INSIDE - Como a empresa vê esse avanço de mulheres nestes postos de trabalho, antes dominados por homens?
VERA - Grande parte das nossas colaboradoras trabalham nas atividades agrícolas, na condução de máquinas e equipamentos. Na entressafra, executam também trabalhos voltados à manutenção industrial. E elas ocupam indistintamente cargos como motoristas, operadoras, tratoristas, rurícolas,engenheiras, supervisoras e gerentes. Dentre tantos outros trabalhos que podem ser elencados, essas profissionais dão conta com eficiência e bom desempenho, daquilo que se espera para o cargo, seja qual for o gênero. Mas a dedicação e o “foco nos detalhes” são diferenciais da mulher.
INSIDE - Sobre o feminismo?
VERA - Equivocadamente, o feminismo é visto como uma força que pretende promover a mulher a um ponto superior ao homem, enquanto o termo trata, simplesmente, de igualdade e respeito mútuo. Sem vitimismo, as mulheres têm total capacidade, força e resiliência para mostrar seus méritos. As profissionais têm muito a contribuir e o mercado só tem a ganhar com a presença feminina.
PINGUE-PONGUE
Qualidade: Gosto e busco o consenso, sempre.
Em que você gostaria de ser melhor? Na qualidade do meu tempo, luta diária.
Uma paixão: Elejo duas, minha família e meu trabalho.
Nas horas vagas? Minha casa, meu reduto, onde me reconheço.
Uma mulher que te inspira? Maria, a mãe de Jesus.
O que você não vive sem? Música e oração.
Qual o seu apelido? Não tenho, mas muitos me chamam pelo meu nome, no diminutivo, o que gosto muito.
Qual rede social você não vive sem? Linkedin e Instagram.
O que te causa repulsa? Falta de respeito.
O que te faz sentir frio na barriga? Medo do desconhecido, mas logo passa, pois se não reconheço, por que temer?
Qual o filme que mais gostou? São muitos, mas elegeria, para hoje, "Mãos Talentosas", que retrata o maravilhoso papel de uma mãe, na condução da família e educação de seus filhos.
O que você compraria se tivesse dinheiro infinito por uma hora? Eu investiria para conter a fome no mundo.
Qual o seu maior medo? Perder as pessoas que amo.
Qual é um grande sonho que você já realizou? A maternidade, sem dúvida.
Onde você se vê daqui a 10 anos? Na ativa ainda, produzindo muito (risos), pois o trabalho é bálsamo para minha vida.
Abaixo, algumas das mulheres da empresa