COMO SERÁ O TEMPO EM JUNHO

Primeira semana do mês será menos fria, de acordo com Climatempo, mas as temperaturas devem baixar na segunda quinzena.


O inverno de 2022 será frio?

De acordo com o agrometeorologista Celso Oliveira, da equipe de previsão climática da Climatempo, o inverno de 2022 será frio. Ele avalia que as passagens das massas de frio serão frequentes, mas nem todas serão tão abrangentes como a da segunda quinzena de maio. “Na intensidade, acho que sim. Mas não obrigatoriamente vai fazer frio o tempo todo. O frio poderá ser pior no Sul e partes do Sudeste e Centro-Oeste, especialmente em Mato Grosso do Sul.

Mas Celso alerta que, até o fim de julho, é possível que o Brasil experimente novamente uma onda de frio parecida com a que gelou o país no começo da segunda quinzena de maio.

La Niña e o frio do inverno de 2022

O fenômeno La Niña vem perdendo força, mas a porção central e leste do Pacífico Equatorial segue fria, com temperatura abaixo da média. Como isto influencia o frio do inverno de 2022? O que muda na intensidade e trajetória das próximas massas polares?

O meteorologista explica que, embora os estudos científicos não sejam conclusivos sobre a ideia de que o La Niña deixe os invernos mais frios, nota-se que a presença do fenômeno aumenta a frequência de massas polares. Mas não é o La Nina que define se essas massas polares terão grande penetração pelo interior do país.

O histórico mostra que vários anos frios foram com La Niña. Este ano, o fenômeno já está demonstrando tendência de enfraquecimento, mas vai persistir durante todo o inverno. Isto significa que o Pacifico Equatorial central e leste vai continuar frio, embora mais próximo do sinal de neutralidade do que do La Niña.

Celso Oliveira complementa: “O El Niño é, de fato, um bloqueador de massas frias. Mas se o La Niña não garante a entrada de um maior número de massas frias sobre o Brasil, a neutralidade deve ser entendida como um facilitador.”

Quantas ondas de frio são esperadas para o inverno de 2022

No calendário, o inverno de 2022 começa astronomicamente no dia 21 de junho (solstício de inverno) e se estende até 22 de setembro. Mas as ondas de frio não obedecem necessariamente o período astronômico.

O inverno de 2022 terá frio frequente, mas só 2 ou 3 massas polares vão efetivamente gerar situações de onda de frio no país. A tendência de neutralidade no centro e leste do Pacifico Equatorial, mas com características frias, vai facilitar a passagem de outras massas de ar frio sobre o Brasil ao longo do inverno.

Segundo Celso Oliveira, serão diversas massas de ar frio, mas até agora, somente duas parecem ter potencial para efetivamente espalhar o frio intenso pelo país: uma na segunda quinzena de junho e outra em julho. Outra moderada a forte é esperada para agosto.

Mais neve no inverno de 2022?

O histórico de neve no Brasil, precoces e tardias, mostra que o fenômeno La Niña esteve por trás de quase todos os episódios. Teremos mais neve no inverno de 2022? Qual o mês mais provável para voltar a nevar?

A neve é uma combinação especial de fatores. É preciso muito frio e muita umidade. Pelo frio, a segunda quinzena de junho e julho seriam fortes candidatos a terem neve. Mas é sempre bom lembrar que a previsão de neve no Brasil só tem uma acertividade razoável com cerca de sete dias de antecedência.

Nossa Região
Não há previsão de chuvas para esta primeira semana de junho. A quarta feira será de sol com algumas nuvens, temperatura mínima prevista de 17°
e máxima de 31°.
Na quinta-feira a mínima sobe para 18° e a máxima segue em 31°. Atenção redobrada para a umidade do ar que estará com mínima a 20%.

Na sexta-feira as temperaturas começam a cair, a mínima desce a 16° e máxima a 30°.
No sábado esfria mais um pouquinho com mínima em 15° e máxima a 29°.
Domingo será mais quente. Não tem previsão de chuva e o sol predomina, com algumas nuvens. A temperatura mínima sobe a 17° e a máxima a 30°.



INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.