Enem 2025 antecipa gabarito após descoberta de questões divulgadas antes da prova
Anulação de três itens levou o Inep a adiantar a publicação e o MEC a acionar a Polícia Federal para investigar possível quebra de sigilo.
Gabarito é antecipado após anulação de questões
O cronograma oficial previa a publicação do gabarito apenas na quinta-feira (20). A divulgação foi antecipada após o Inep concluir, na terça-feira (18), que três perguntas do segundo dia da prova coincidiam com itens vistos por candidatos antes do exame.
As questões anuladas aparecem em posições diferentes conforme a cor do caderno:
Fotossíntese (115 na cinza; 121 na amarela; 132 na verde; 123 na azul)
Grito (118 na cinza; 115 na amarela; 135 na verde; 132 na azul)
Parcelamento de R$ 60 mil (172 na cinza; 178 na amarela; 168 na verde; 174 na azul)
Com a anulação, o Inep afirmou que tomou a medida para preservar a isonomia da avaliação.
Live exibiu itens semelhantes aos aplicados no exame
A antecipação ocorreu após relatos de que uma live no YouTube, transmitida dias antes da prova, exibiu questões muito parecidas com as aplicadas no Enem. A transmissão foi conduzida por Edcley Teixeira, que se identifica como estudante de medicina e mentor de candidatos.
Durante a live, ele apresentou itens que, segundo afirmou, poderiam aparecer no exame. Pelo menos cinco deles apresentavam estrutura ou conteúdo quase idênticos aos cobrados na prova oficial.
Uma das técnicas usadas por Teixeira teria sido memorizar questões do Prêmio CAPES Talento Universitário, avaliação aplicada a estudantes do primeiro ano de curso superior. Ele teria concluído que os itens serviriam como “pré-teste” para futuras edições do Enem. Até então, não havia registro público de qualquer associação entre as duas provas.
MEC aciona a Polícia Federal
Após analisar as denúncias, o Ministério da Educação determinou a anulação das três questões e acionou a Polícia Federal para investigar o episódio. A apuração deve esclarecer se houve quebra de sigilo, vazamento ou prática de má-fé por parte de algum dos envolvidos.
O Inep não informou se houve falhas de segurança no banco de itens nem detalhou como a live teria chegado a conteúdos semelhantes aos da prova.
Gabaritos e cadernos estão disponíveis
Com o adiantamento, os participantes já podem consultar o gabarito do segundo dia em todas as cores de prova e baixar os cadernos completos.
A seguir, acesse as versões oficiais divulgadas pelo Inep.


















