CONCEITO MONTESSORIANO

Decoração pensada para o desenvolvimento da criança


Por Aline Tuzzi - arquiteta e designer de interiores

Image title

Você já ouviu falar sobre o conceito Montessori? 

Ele foi criado por Maria Montessori, médica e educadora italiana, por volta de 1907 e nunca esteve tão atual. 

A proposta desse método é estimular a criatividade e a autonomia das crianças através de disposição de móveis e objetos estruturados de acordo com a ótica da criança, e não do adulto. 

Assim os pequenos podem se expressar e aprender por meio da liberdade circulando livremente no seu ambiente e explorando as coisas ao seu alcance.

É reconhecido que a criança se desenvolve mais completamente (mental, emocional e fisicamente) quando tem liberdade para mover-se e explorar o ambiente. E você pode montar um quarto infantil utilizando a filosofia montessoriana, com muita personalidade e segurança. 

COMO MONTAR 
Foto ilustrativa (Internet)
No conceiro, o berço é um limitador de movimento, por isso é substituído por um colchão no chão ou por uma cama bem baixa. Dessa forma, a criança pode descer da cama quando quiser para explorar o seu quarto.

Foto ilustrativa (Internet)Cabaninhas em cima dos colchões vão deixar o ambiente bonito e ainda mais atrativo para as crianças explorarem.
Foto ilustrativa (Internet)O quarto é organizado pela criança com a ajuda dos pais. Ela deve saber onde encontrar seus brinquedos e objetos favoritos que devem estar acessíveis ao alcance da mão.

Livros e revistas também podem ser deixados ao alcance da criança, para que ela folheie, veja as figuras ou mesmo rasgue as páginas. 

Colocar tapetes no quarto também é uma boa alternativa (lembre-se de lavá-los bem, para evitar problemas respiratórios). Dessa forma, as crianças podem engatinhar e circular pelo espaço sem se machucarem.
Foto ilustrativa (Internet)Um espelho é um estímulo importante para que os bebês possam reconhecer o próprio rosto e os movimentos do seu corpo. Ele deve ser colado em uma placa de MDF ou madeira e preso à parede para evitar que, se quebrar, os pedaços se soltem e machuquem a criança. 

Para o estímulo auditivo, músicas ou sons de violão ou flauta são uma boa pedida. Músicas de compositores clássicos em geral são adoradas pelos pequenos. 
Foto ilustrativa (Internet)
É interessante também fixar barra de apoio na parede. O objetivo é facilitar que a criança fique em pé e comece a andar.

Armários devem ser baixos e com poucas opções de roupas para facilitar para as crianças suas escolhas.

ATENÇÃO COM A SEGURANÇA

Evite móveis ou outros elementos com quinas; 
Não use quadros com vidros, prefira acrílico; 
Fixe os objetos na parede com fita dupla face, evite o uso de pregos; 
Tome cuidado com móveis instáveis que possam tombar; 
Esconda e proteja as tomadas; 

A criança que vive em um ambiente montessoriano, seja em casa ou em uma escola, possivelmente terá mais chances de desenvolver habilidades, exercer a criatividade, ser mais independente e consciente.

Fale com a arquiteta : (16) 99221-7957/ (16) 3818-0407


INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.