RELEMBRANDO - INAUGURAÇÃO DA SANTA CASA SAÚDE DE SJB

Por Marco Polo




POR MARCO POLO

Com sabedoria Franciscana, disse Mahatma Ghandi, que o amor fraterno, quanto mais se divide, mais se multiplica; assim como plantada a caridade em solo generoso como o é o sagrado solo de uma Santa Casa de Misericórdia, a gratidão não é fruto sazonal e sim perene.

Uma Santa Casa de Misericórdia, transcende a concepção de ser um hospital, o que já é em si, por demais Nobre, mas Santa Casa de Misericórdia, paira no imaginário de todos nós, desde tenra idade, como Casa de acolhimento aos desesperados, porto seguro aos necessitados, vítimas das procelas da vida; Santa Casa de crianças à respeitosos provectos e entre eles, infindável miríade de enfermos.

Há pouco mais de dez anos, novo capítulo, um enorme salto qualitativo foi conquistado para a comunidade joaquinense e assim, para a micro região, com a construção de modernas instalações na Santa Casa de São Joaquim da Barra, que recebe enfermos das cidades vizinhas, quando necessitados de cuidados mais complexos.

Com a conquista desta nova Ala denominada José Olyntho Fortes Junqueira, numa das mais justas homenagens à família que é exemplo de comprometimento e benemerência com nossa cidade, Dr. Luis Octavio Junqueira Figueiredo e família, São Joaquim da Barra migrou para patamar de excelência em relação aos cuidados à Saúde, pois através desta exemplar Instalação, construída sob engenharia hospitalar de ponta, equipara-se desde então aos mais avançados Hospitais do país.


PUBLICIDADE




Nestes mais de dez anos, sensíveis melhorias vêm sendo implementadas, sob a Direção sempre competente de seu Administrador, Dr. João Alberto Destro.

Através do “Santa Casa Saúde”, Plano de Saúde da Instituição, que é o divisor de águas na história desta Instituição que tem raízes seculares, a Direção deste Hospital soube acompanhar os sinais do tempo e modernizar para não perecer, como infelizmente acontece com outras Santas Casas.

Já há algum tempo é do Plano de Saúde da Santa Casa que sai os recursos administrados para que os humildes que não têm tal plano e que nela aportam, possam também ter atendimento eficaz e digno.

À todos que há muito colaboram com esta Instituição Santa, fica a gratidão dos munícipes, por ser através destes colaboradores, que este Hospital se encontra hoje em condições de continuar exercendo o papel secular que é o de uma Santa Casa, inserida, por méritos de todos que por ela passaram, funcionários, voluntários e médicos, numa condição de equiparação à excelência de Hospitais modernos, com toda a complexidade exigida hoje de tais Instituições.

Evolução esta enaltecida, sem perder porém o caráter humanitário que sempre foi a razão de ser desta Casa Santa, que não é de uma pessoa ou de um grupo de pessoas, mas sim caro patrimônio da comunidade que a apoiou em todos os momentos de dificuldades; ela é de todos.

Criada há mais de 60 anos em nossa cidade, tem amenizado sofrimento, alegrado e encurtado difíceis caminhos, enxugado lágrimas com o despertar de sorrisos; através dela, nasceram esperanças que se transformaram em realidade para infindável número de enfermos em suas horas de angústia, adultos e crianças.

Dentre todos os que por ela passaram, por certo quem mais colaborou para a transformação da Santa Casa de Misericórdia de São Joaquim da Barra em Instituição Hospitalar de Excelência, foi seu Provedor por mais de 30 anos, o saudoso Dr. Sidney Marteleto, que, junto ao Dr. Destro, funcionários e Corpo Clínico atuante, fizeram desta Instituição que está em permanente evolução, um dos Marcos de Excelência de nossa cidade.

Saúde não tem preço, porém, tem um custo, como já disse Dr. Adib Jatene; nesta equação sempre difícil de equalizar-se, temos há mais de 20 anos, a segurança de uma Instituição de Saúde que nos ampara plenamente, numa condição de privilégio perante a situação de outras inúmeras cidades.

União providencial de Espaço físico de vanguarda, Direção Administrativa da mais alta competência, Corpo Clínico de excelência e funcionários exemplares, provê nossa comunidade com a segurança de cuidado em saúde necessária para o próprio desenvolvimento de São Joaquim da Barra.

Quanto à nossa saúde, temos nesta Instituição, realmente um privilégio.



ÚLTIMA EDIÇÃO

GALERIA

Veja Também