TRASHION - DO LIXO AO LUXO

Por Nayle Fressatti




Nayle Fressatti é formada em Design de Moda e Estilismo, colunista de Moda do Portal Inside


Você já ouviu falar na Moda Trashion?

Traduzindo ao pé da letra trash (lixo ) + fashion (moda), ou seja moda do lixo. 

Algumas marcas estrangeiras como a Balenciaga e a GAP que fez uma collab com o Kanye West, lançaram em suas coleções, uma tendência que não agrada a todos, mas que chama muito atenção.

São peças “destruídas”, rasgadas ou pintadas como sujas, pra realmente parecer algo que veio do lixo.

As mais fashionistas aderiram ao famoso tênis destruído da Balenciaga ou full destroyed, e é óbvio que essa moda não é nada barata. Um tênis chega a custar mais de R$10.000,00. 

Outra peça que também chamou atenção é a bolsa idêntica a um saco de lixo, a Trash Poch que custa R$9.000,00.

Já Kanye West apostou em uma coleção destroyed que nas lojas revendedoras em vez de prateleiras todas organizadas e chiques, colocaram as roupas em sacos enormes de lixo ou dentro de caçambas.

Essa não é uma tendência atual, ela vem desde o Egito antigo, onde se transformavam roupas usadas e rasgadas das batalhas para a corte usar. Até a Chanel no início do século XX criou looks inspirados nos uniformes de pescadores. 

Como eu já escrevi em outras matérias, depois de muito tempo na pandemia, a moda das peças de plumas e brilhos voltaram com tudo, porque voltamos a frequentar festas e cia.

Mas como nada é perfeito, começou a guerra da Rússia contra a Ucrânia, a varíola dos macacos também voltou com tudo, fora as outras doenças e as crises. E claro que as grandes marcas focam em todos os acontecimentos. E eu vejo essa Trashion como uma chamada de atenção para sociedade, de que nem tudo é luxo e sim do lixo podem sair novas tendências. É um tapa na cara na sociedade mostrando que nem tudo é somente um lixo.

Eu confesso que não gosto, mas é uma trend que está dando o que falar e muitos não reagiram bem.

E você entraria nessa moda?


;)



INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.