Quinta-Feira, 13 de Junho de 2019
GINCANA INTERMUNICIPAL PELO MEIO AMBIENTE
Confira como foi a 12ª GIMA

Image title

Gincana Intermunicipal pelo Meio Ambiente

A 12ª GIMA - Gincana Intermunicipal pelo Meio Ambiente, aconteceu entre os dias 5 e 8 de junho de 2019, na Fazenda Bom Jesus, em Cristais Paulista. Foi elaborada com capacidade para reunir 700 crianças ao dia e envolveu alunos da rede pública dos municípios de Cristais Paulista, Franca, Pedregulho, Patrocínio Paulista, Ribeirão Corrente, São José da Bela Vista.


Com um novo formato, de Feira Cultural, a idealizadora Flávia Lancha, empresária do agronegócio, elogiou artistas, parceiros e toda a rede de apoio que tornaram possível ampliar a estrutura e estender para quatro, os dias de atividade:  "Estamos na 12ª edição da gincana que começou com apenas duas cidades e esse ano recebemos seis, com teatro, contação de histórias e palestra interativa."


O tema Café da Alta Mogiana: Olhares Sustentáveis teve o objetivo de disseminar os conceitos de responsabilidade socioambiental para as novas gerações: "Eu acredito que a criança é o agente transformador da nossa sociedade. Nosso principal intuito é levar conscientização para as cidades, para as escolas e para as crianças. Mostrar que nós podemos ter um mundo melhor, um mundo onde essas ações sustentáveis vão fazer parte do dia a dia de cada um." Ao final do evento, com olhos marejados, Flávia declarou: "Sou apaixonada por esse projeto!"


A Feira Cultural GIMA foi realizada via PROAC - Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Patrocínio da Usina Alta Mogiana. Correalização APEAM. Realização MVM Movimentos Culturais e Governo do Estado de São Paulo.



Cultura, Sustentabilidade e Cidadania

Ficou claro que o evento adquiriu um papel de difusor da arte e da educação, democratizando o acesso à apresentações artísticas e culturais de qualidade. A contadora de histórias, escritora e formadora de professores, Kiara Terra, correlacionou arte e educação: "Todas as ações teatro, histórias, música, fotografia, tecem juntos uma rede de conhecimento fundamental. Ao realizar um trabalho através da arte, pensando preservação ambiental, estamos fortalecendo vínculos entre as pessoas e fortalecendo uma ação de esclarecimento de um fato - a gente só tem um tempo e um planeta".


Kiara trouxe ainda, uma importante reflexão: "O nosso ambiente não é feito só do nosso chão, da nossa água, do nosso ar. O nosso ambiente é feito da nossa cultura, da nossa memória, da nossa capacidade de escuta e da capacidade de gerir perguntas importantes de modo coletivo."


A prefeita de Cristais Paulista, cidade que muito se destacou no evento, Katiuscia Leonardo, falou sobre sua a experiência: "Ano passado eu já tinha participado, junto com meu prefeito mirim e eu considero muito importante. A questão ambiental é algo sempre trabalhei muito e hoje, na discussão, foi legal porque muitos dos assuntos nós já aplicamos em nosso município. A coleta seletiva em nossa cidade chega a 30% quase 40%, temos uma cooperativa e uma usina, que gera renda a partir desses materiais." Sobre o caráter educacional, Katiuscia elogiou: "A conscientização é uma sementinha, se você não começar desde criança a ter esse envolvimento, depois de adulto é mais complicado."


140 bicicletas foram doadas para sorteio

Preocupados com o incentivo às atividades físicas e com soluções viáveis para a mobilidade urbana, dezenas de empresários, tanto do Brasil, como do exterior, fizeram doações para que a APEAM - Associação pela Educação Ambiental da Alta Mogiana, pudesse sortear bicicletas para as crianças participantes da GIMA.  Também foram sorteadas mais de 550 bolas.





Fonte: Inside Vip





Anuncie


VEJA TAMBÉM


 
Eletropar