FALANDO SOBRE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL /PROFISSIONAL

Pela psicóloga Giovana Carmanhan - Clínica Integrale



Image title
Por Giovana Carmanhan - Psicóloga na Clínica Integrale

Utilizando algumas práticas e instrumentos, a Orientação Vocacional /Profissional tem como objetivo auxiliar no momento de uma escolha profissional, ou até mesmo na redefiniçao profissional. Tornando assim uma ferramenta de ajuda para adolescentes no momento da escolha profissional ou mesmo para adultos que não estão satisfeitos com sua profissão e gostariam de mudar. Tem por objetivo o desenvolvimento de atitudes e competências necessárias para o enfrentamento das tarefas vocacionais. O mais importante nesse processo é que o adolescente possa aprender a fazer escolhas. Maduras, conscientes e autônomas.


Adolescência é uma etapa da vida marcada por profundas transformações na identidade dos indivíduos. Estão passando por transformações de ordem física, psíquica e social enquanto lida com a construção de sua identidade adulta. O processo de orientação pode auxiliar na definição e compreensão da sua identidade pessoal e profissional, ajudando o adolescente a organizar o conhecimento que já tem de si e promover um aprofundamento desse autoconhecimento, questionando a relação dele com ele mesmo naquilo que lhe é desconhecido. Esse mesmo processo de conhecimento aplica ao adulto que está inseguro ou insatisfeito com sua profissão, ajudando a ter um novo olhar para suas perspectivas emocionais e de vida.



A Orientação Vocacional/Profissional pode ser feita em grupo ou individualmente. Inclui entrevistas clínicas, avaliação psicológica e o uso de diversas técnicas e atividades que visam não só diagnóstico, mas promover o desenvolvimento vocacional do orientando e a ativação da sua maturidade para a escolha da carreira.


Existem testes que são utilizados, por profissionais da psicologia, como instrumentos na avaliação. Mas esses não definem ou falam a profissão ideal para cada pessoa. Não existem fórmulas certas ou instrumentos mágicos para isso.


O autoconhecimento sempre será o melhor instrumento para uma definição profissional. Angústias e inseguranças fazem parte da vida, principalmente em momentos de mudanças, porém podem ser vividas de uma maneira mais leve atrás do auxílio de uma orientação e psicoterapia.

Fonte: Blog Livraria Espaço Psi / Maria Luiza Junqueira.



GALERIA