O USO ABUSIVO DE SMARTPHONES E OS RISCOS POSTURAIS

Por Marcela Roza Guedes - Fisioterapeuta da Clínica Integrale



Image title
Por Marcela Roza Guedes - Fisioterapeuta da Clínica Integrale

Atualmente, alterações posturais estáticas se tornaram um problema de saúde pública; acometendo principalmente a Coluna Vertebral; onde se torna cada vez mais comum a procura por atendimentos devido a incapacidades nas atividades de vida diária.


Encontramos relatos de dores, disfunções musculares, condições degenerativas, entre outros; em todas as idades. E muitos casos hoje em dia, são devido a postura incorreta e ao uso contínuo de Smartphones.


Permanecer por longos períodos em uma postura inadequada, e na maioria das vezes, somado a tendência de estilo de vida sedentário, podem resultar e refletir nessas alterações posturais.




O acesso aos smartphones e a necessidade de uma tecnologia acessível são cada vez mais comuns no mundo atual. Em crianças e jovens a exposição a essa tecnologia pode causar grande impacto devido ao uso repetitivo e por tempo prolongado, causando alterações em toda estrutura musculoesquelética.


Durante o uso do smartphone, normalmente, a cabeça é projetada a frente, causando uma flexão cervical, a qual, mantida por longos períodos ou repetidamente, contribui para o aumento do risco de desenvolver sintomas, como exemplo, dor crônica na cervical ou ombros.


Para a busca e manutenção de um estilo de vida saudável, além da prática de atividade física regularmente, também se faz necessário a conscientização corporal, uma vez que, se mantermos e realizarmos posturas e movimentos inadequados, o nosso corpo responderá de forma negativa, podendo ser um fator agravante e limitante no seu dia a dia.

(Fonte: BAUER,M. F. S.; SILVA, D. M. Análise fotogramétrica da postura cervical durante o uso do smartphone em diferentes posições.

-SEDREZ, J. A.; et al. Fatores de risco associados a alterações posturais estruturais da coluna vertebral em crianças e adolescentes)



INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.