Quarta-Feira, 12 de Fevereiro de 2020
A FISIOTERAPIA EM GERIATRIA
Os benefícios da prevenção – Por Marcela Roza Guedes
Image title
Por Marcela Roza Guedes - Fisioterapeuta da Clínica Integrale

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) o número de pessoas com idade superior aos 60 anos chegará a 2 bilhões até 2050.


Um dos fatores levados em consideração é o aumento da expectativa de vida, somado ao acesso à saúde e prática de atividades físicas.


Porém, o envelhecimento pode ser compreendido como um conjunto de alterações estruturais e funcionais desfavoráveis do organismo que se acumulam de forma progressiva, especificamente em função do avanço da idade. Essas modificações prejudicam o desempenho de habilidades motoras, dificultando a adaptação do indivíduo ao meio ambiente, desencadeando modificações de ordem psicológica e social (CANDELORO, 2007).




Sendo assim, devido a essas alterações, a queda se torna cada vez mais presente no dia-a-dia dessa população. Tornando um dos principais problemas relacionados à saúde encontrados na prática clínica.


A queda pode ser desencadeada por dois fatores:

-Intrínsecos que estão ligados às alterações fisiológicas decorrentes do envelhecimento, aos efeitos colaterais causados por fármacos;


-Extrínsecos que incluem os fatores relacionados com o as características sociais e características ambientais. (CONSTANTINI A.; ALMEIDA P.; PORTELA B. S.)


A Fisioterapia em Geriatria, vem tomando cada vez mais o seu papel para prevenção de quedas nos idosos além de proporcionar melhor qualidade de vida, retardando algumas alterações fisiológicas decorrentes do avanço da idade.


Nela, podemos trabalhar vários aspectos, como alongamento e fortalecimento de musculatura, treino de mudança de decúbitos e marcha, treino de equilíbrio, adaptação de domicílio para melhor segurança, entre outros; sempre buscando trazer maior independência e autonomia para o idoso, resultando na melhor qualidade de vida.




Fonte: Inside Vip





Paulo Foto Designer


VEJA TAMBÉM


 
Eletropar