Sexta-Feira, 21 de Fevereiro de 2020
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Quais são os sintomas e características que nos leva a perceber os sinais?
Image titlePor Drielly Holanda - Psicopedagoga na Clínica Integrale

Antes de tudo vale ressaltar que a aprendizagem é um processo pessoal, ninguém pode aprender por outro e a maneira de aprender e o próprio ritmo da aprendizagem variam de individuo para individuo sendo um processo gradativo, dependendo muito das estimulações oferecidas, das adaptações e maturidade. Porém é muito importante ficar atento a algumas características relacionadas a algumas defasagens da criança. Fiquem atento aos sinais e na dúvida procure um psicopedagogo.


Persistentes problemas na área da Linguagem: de articulação, aquisição lenta de vocabulário, restrito interesse em ouvir histórias, dificuldade em seguir instruções orais, soletração empobrecida, dificuldade em argumentar, problemas em redigir e resumir.


Problemas com a Memória: dificuldades na aprendizagem de números, dos dias da semana, em recordar fatos, em adquirir novas habilidades, em recordar conceitos, na memória imediata e de longo tempo.


Atenção: dificuldade em concentrar-se em algo que não seja de seu interesse pessoal, de planejar, de autocontrole, impulsividade, atenção inconstante.



Problemas com a Motricidade: problemas na aquisição de comportamentos de autonomia (ex. amarrar os cordões do tênis); relutância para desenhar; problemas grafo-motores da escrita (forma da letra, pressão do traço, etc); escrita ilegível, lenta ou inconsistente; relutância em escrever.


Lentidão na aquisição das noções de espaço e tempo, domínio pobre de conceitos abstratos; dificuldade na planificação de tarefas; dificuldades na realização de tarefas acadêmicas, provas, etc; dificuldade de aquisição de novas aprendizagens cognitivas; problemas sociais.


É preciso ter cautela e calma no momento que decidir encaminhar o aluno, o mais importante além de encaminhar é mostrar a família e a direção da escola as defasagens que esse aluno apresenta.


Lembrando que somente um Psicopedagogo ou uma equipe multidisciplinar poderá avaliar e intervir nas dificuldades desse aluno, porém o professor tem um papel fundamental.




Fonte: Inside Vip





Paulo Foto Designer


VEJA TAMBÉM


 
Eletropar