CASOS DE CORONAVÍRUS DOBRAM EM UM DIA

Declaração de pandemia pela OMS e suspensão de aulas na UNICAMP


Image title

O número de casos confirmados de coronavírus no Brasil passou de 70 nesta quinta-feira (12). Ontem (11), noticiamos uma atualização do Ministério da Saúde confirmando a existência 34 casos confirmados em todo o país. Em apenas um dia, os números mais que dobraram.


O Ministério da Saúde contabiliza atualmente 60 casos, porém os números não levam em conta outros 19 casos já informados por outros órgãos. São eles:

  • Os 2 primeiros casos confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco nesta quinta
  • 16 casos confirmados na quarta (11) pelo Hospital Albert Einstein em São Paulo
  • O 3º caso confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde na Bahia, na quarta

Ainda na quarta-feira (11), a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia de Covid-19. O anúncio foi criticado pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que afirmou que a entidade "demorou" para decretar a pandemia.


ISOLAMENTO E QUARENTENA SUJEITOS À MULTA

O secretário de Comunicação da Presidência da República, Fabio Wajngarten, está com coronavírus. O resultado do primeiro teste que ele fez na quarta-feira no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, confirmou que ele contraiu a doença. A contraprova também foi confirmada. No momento, ele está em quarentena domiciliar e só retornará ao seu trabalho quando não houver risco de transmissão da doença. Wajngarten já avisou que foi infectado com o novo vírus ao presidente Jair Bolsonaro, que está sendo monitorado pela equipe médica do Palácio do Planalto.


Hoje (12) o Ministério da Saúde publicou uma portaria que define como serão feitos o isolamento e a quarentena para enfrentar a pandemia do novo vírus.


O texto prevê que agentes de vigilância epidemiológica podem recomendar o isolamento para pessoas que tiveram contato próximo com alguém infectado enquanto o caso delas estiver sendo investigado. A decisão sobre manter em isolamento ou não uma pessoa que teve contato com alguém infectado ficará a cargo do profissional, segundo afirmou o Ministério da Saúde.


A portaria diz que quem descumprir as medidas de isolamento ou quarentena recomendadas será responsabilizado nos termos previstos na lei, mas não detalha a quais tipos de sanções essas pessoas podem ser submetidas. Ao site G1, o Ministério da Saúde afirmou que há previsão legal de pena de até 3 anos de prisão para o descumprimento.

Além da quarentena e do isolamento, a portaria define como será feita a realização compulsória de exames e tratamentos.


A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou hoje a suspensão de todas as atividades por conta da pandemia do novo coronavírus. Segundo nota da reitoria, a medida vale de 13 a 29 de março e inclui os campi de Campinas, Piracicaba e Limeira. Somente serviços essenciais e de saúde serão mantidos.


Ao G1, o Ministério da Educação (MEC) informou que não tem notícia de nenhuma outra universidade, pública ou privada, com atividades suspensas por conta do Covid-19 e publicou uma nota:

"O Ministério da Educação (MEC) informa que tem orientado às instituições de ensino o reforço nas ações preventivas contra o coronavírus, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. Neste momento, não há recomendação para suspensão de aulas."




A REGIÃO

Ribeirão Preto descartou três casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) e aguarda o resultado de exame em outros 8 casos suspeitos.


Já em Franca, a Secretaria de Saúde, juntamente com as Vigilâncias Epidemiológicas Municipal e Estadual, investiga um segundo caso suspeito. O primeiro foi notificado à Vigilância Epidemiológica no dia 26/02/2020, envolvendo uma paciente vinda de recente viagem ao Norte da Itália. Foram coletadas amostras biológicas e orientada paciente sobre as medidas de precaução domiciliar e liberado de alta hospitalar. Os contactantes do paciente suspeito estão sendo monitorados em domicílio e orientados em relação a sinais e sintomas da infecção pelo novo coronavírus a procurarem assistência médica. O segundo possível caso, conforme Nota à Imprensa emitida nessa sexta-feira, 28, trata-se de um homem, que esteve em Milão, na Itália. A cidade europeia enfrenta um surto da doença. O paciente passou por atendimento médico em Franca, no dia 26 de fevereiro, com sintomas semelhantes aos do Covid-19. Como estava com sintomas brandos, recebeu alta e permanece em casa. O material foi encaminhado para análise em São Paulo e, assim que o resultado estiver pronto, a Secretaria de Saúde fará a divulgação para imprensa e população.


Em São Joaquim da Barra a cidade realizou através de palestra, a conscientização do que é o Coronavirus e como realizar a prevenção. A atividade foi realizada uma parceria com o Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto, e ministrada pela enfermeira e professora doutora Nayara Gonçalves Barbosa, da USP (Universidade de São Paulo) para cerca de 100 pessoas no Teatro “Arthur Parada”.


NO MUNDO

A China registrou 80.980 casos confirmados de Covid-19 desde o início do surto, mas hoje (12), o governo da China declarou que o pico do surto acabou no país. Os novos casos de Covid-19 continuam em declínio, afirmou o porta-voz da Comissão Nacional de Saúde, Mi Feng, em entrevista coletiva em Pequim.

Os casos surgiram no começo de dezembro de 2019, e o primeiro alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre uma pneumonia misteriosa foi dado em 31 de dezembro. A primeira morte foi registrada em 9 de janeiro.

Veja os números nas demais áreas em destaque afetadas pelo Coronavitus:

  • Há 3.173 mortes confirmadas por complicações causadas pelo novo coronavírus na China
  • Além da China, 37.371 casos foram registrados e há ao menos 1.130 mortes
  • A China declarou o fim do pico do surto de Covid-19 no país
  • O Irã tem mais de mais de 10 mil casos da doença e 429 mortes
  • A Itália tem mais de 10 mil infectados e registrou 631 mortes
  • Nos EUA, que restringiu viajantes da Europa, há 1 mil casos e 31 mortes


Fontes: G1 / Bem-Estar/ Prefeitura Municipal de Franca / A CidadeOn / Prefeitura Municipal de São Joaquim da Barra.



INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.