VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE E MULTIVACINAÇÃO PARA ATUALIZAÇÃO DA CADERNETA

As duas estratégias acontecem simultaneamente e seguem até 30 de outubro



Nesta segunda-feira (05/10), em São Joaquim da Barra, iniciam-se a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. São duas estratégias, que acontecem ao mesmo tempo, seguem até 30 de outubro.

O objetivo da vacinação contra a poliomielite é reduzir o risco de reintrodução da doença no Brasil e aumentar as coberturas vacinais. O grupo-alvo são as crianças menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias). O esquema vacinal de poliomielite é composto, atualmente, por duas vacinas: a injetável, aplicada em três doses aos dois, quatro e seis meses de vida da criança, e a oral, aplicada aos 15 meses e aos quatro anos.

Nesta campanha, todas as crianças dessa faixa-etária terão a avaliação de sua situação vacinal para poliomielite. As maiores de um ano que estiverem com seus esquemas vacinais em dia receberão uma dose da vacina oral, a chamada dose D (indiscriminada). Para as crianças que estiverem com seus esquemas de vacinação de poliomielite em atraso, haverá a atualização.
 



Já a Multivacinação atualiza a situação vacinal da população até 15 anos, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. O objetivo é, além de aumentar as coberturas vacinais, diminuir ou controlar a incidência de doenças imunopreveníveis como tétano, sarampo e febre amarela.   A meta da Campanha Nacional de Vacinação de Poliomielite é vacinar 95% das crianças de um a cinco anos de idade com a dose D.

Durante a Campanha, haverá um sábado (17 de outubro) em que todas as Unidades Básicas de Saúde de São Joaquim da Barra ficarão excepcionalmente abertas a fim de estimular e facilitar para as famílias o acesso à imunização.

Lembrando também que a Campanha de Vacinação contra o Sarampo continua até 30 de outubro, onde a intensificação acontece para a população de 6 meses a 29 anos e para o público de 30 a 49 anos de forma indiscriminada.

Leve a carteira de vacinação, use máscara, respeite a distância de 1,5 m entre as pessoas nas filas e a criança deverá estar acompanhada somente por uma pessoa da família no local de vacinação.

A vacinação acontece das 8h às 16h no PSF do bairro João Paulo ll e no Laboratório Regional na Sala de Vacina Central.



GALERIA