HC DE RIBEIRÃO NÃO TEM MAIS LEITOS DE UTI DISPONÍVEIS NA ALA COVID

O Hospital das Clínicas chegou a 100% de lotação na terça-feira



Na mesma linha dos percentuais já divulgados nesta terça-feira (29), onde foi revelado que as internações por covid-19 aumentaram em Ribeirão Preto, o Hospital das Clínicas surpreendeu ao atingir a taxa máxima de lotação das UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) e chegar aos 100% de ocupação. 

Os dados mais atualizados e acima reproduzidos são da plataforma leitoscovid.org, responsável pelo monitoramento oficial e feito praticamente em tempo real de leitos na cidade. Contudo, a informação foi contestada pelo centro médico. Confira o posicionamento abaixo.  




De acordo com o levantamento municipal, feito com tecnologias do Supera Parque, os prédios localizados no Campus da USP e no Centro da cidade têm capacidade para atender 16 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus simultaneamente. Todas as vagas estão atualmente cheias e, do total, 12 pacientes fazem uso constante de respiradores.  

Vale lembrar, porém, que o HC já chegou a ter 89 leitos de UTI reservados para a covid-19 em 16 de novembro deste ano - pouco mais de um mês atrás - e justificou a manutenção desse número pela necessidade de atendimento dos hospitais.  

O mesmo estudo mostra, ainda, que as enfermarias de ambas as unidades do Hospital das Clínicas chegaram nesta terça-feira (29) com índices bem mais controlados que os da ala de terapia intensiva. Por lá, 51,52% do limite de atendimento foi atingido.  

São 33 vagas de isolamento restrito e 17 estão cheias até o momento. Nenhum respirador em uso. 

POSICIONAMENTO  

Por meio de nota, a diretoria do HC informou que o Departamento Regional de Saúde já foi comunicado sobre a necessidade de ativação e recredenciamento de mais leitos de CTI para atender a demanda da cidade. 

"A administração do hospital esclarece que a infraestrutura necessária para o atendimento de pacientes com suspeita e/ou infectados com covid-19, anteriormente ofertada, continua disponível", explicou, via assessoria de imprensa.

Matéria: A CidadeOn   


ÚLTIMA EDIÇÃO

GALERIA